Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12704
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarjorieLynnNogueiraSantos .pdf585,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores críticos de sucesso para parcerias público-privadas : o caso do Centro Administrativo do Distrito Federal
Autor(es): Santos, Marjorie Lynn Nogueira
Orientador(es): Gomes, Ricardo Corrêa
Assunto: Parceria público-privada
Governo do Distrito Federal (GDF)
Centro Administrativo do Distrito Federal (CENTRAD)
Data de apresentação: 15-Dez-2015
Data de publicação: 30-Mar-2016
Referência: SANTOS, Marjorie Lynn Nogueira. Fatores críticos de sucesso para parcerias público-privadas: o caso do Centro Administrativo do Distrito Federal. 2015. 70 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo o Centro Administrativo do Distrito Federal, uma parceria público-privada entre o Governo do Distrito Federal e a concessionária Centrad, formada pelas empresas Odebrecht e Via Engenharia. Os objetivos propostos consistem na descrição dos fatores críticos de sucesso para uma PPP de acordo com a realidade brasileira, e na compreensão da influência destes fatores nos resultados da parceria do Centro Administrativo, permitindo que seja identificado o que é necessário para que a PPP obtenha sucesso. A pesquisa se caracteriza como descritiva e interpretacionista, cuja abordagem foi o estudo de caso qualitativo. Os dados utilizados são primários e secundários obtidos a partir de análise documental, bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e artigos de jornais. A partir dos resultados obtidos foi possível observar que todos os fatores críticos de sucesso delimitados para esta pesquisa possuem relevância no bom andamento ou não da PPP analisada, porém alguns demonstraram um grau maior de relevância do que outros, como foi o caso do fato capacidade financeira no setor público. No caso estudado fatores como o suporte político, a maturidade da legislação, a força do consórcio e sua complementaridade se demonstraram um bom andamento durante o processo da parceria. Porém, a confiança, a estabilidade financeira do governo e a estrutura governamental e da agência especializada se mostraram como fatores prejudiciais à PPP do Centro Administrativo do DF.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2015.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons