Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12703
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FlavioIglesiasPessuto.pdf2,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os efeitos da cooperação entre as instituições superiores de controle da comunidade dos países de língua portuguesa em suas instituições membros e o papel desempenhado pelo Tribunal de Contas da União
Autor(es): Pessuto, Flávio Iglesias
Orientador(es): Barbosa, Sheila Cristina Tolentino
Assunto: Controle externo
Tribunal de Contas da União (TCU)
Tribunal de Contas de Portugal
Países de Língua Portuguesa
Organização das Instituições Superiores de Controle da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OISC/CPLP)
Data de apresentação: 11-Dez-2015
Data de publicação: 30-Mar-2016
Referência: PESSUTO, Flávio Iglesias. Os efeitos da cooperação entre as instituições superiores de controle da comunidade dos países de língua portuguesa em suas instituições membros e o papel desempenhado pelo Tribunal de Contas da União. 2015. 66 f, il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objeto desta pesquisa é o estudo da cooperação entre as Instituições de Superiores de Controle que pertencem à Comunidade Países de Língua Portuguesa, com a finalidade de descrever como ocorre esta cooperação, bem como seus efeitos dentro das próprias instituições membros. Os objetivos usados como meio de alcançar este objeto foram: Identificar quais foram as estratégias definidaspela cooperação no âmbito da Organização das Instituições Superiores de Controle da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OISC/CPLP), descrever o papel do TCU no âmbito da cooperação da OISC/CPLP e identificar atores chaves, Identificar os principais tipos de estratégias adotadas no âmbito da OISC/CPLP a partir da identificação de ações realizadas pela organização. Esta pesquisa possui caráter descritivo e exploratório e utilizando uma abordagem qualitativa. Utilizaram-se dados primários e secundários coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, análises bibliográficas consideradas relevantes para o estudo e análises documentais de documentos acessados e disponibilizados pela organização. Os resultados apontam a existência de uma cooperação do tipo Sul-Sul com efeitos mais significativos nas estratégias de capacitação e avaliação institucional das instituições membros. Foi observado ainda que o Tribunal de Contas da União desempenha papel chave enquanto instituição repassadora de conhecimentos e experiências, tal como o Tribunal de Contas de Portugal. Adicionalmente foi possível identificar como atores chaves e externos a cooperação a União Europeia (UE) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio de operacionalização e financiamento de ações.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, Curso de Gestão de Políticas Públicas, 2015.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons