Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12702
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LeticiaLopesRodriguesdeSouza.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A participação política digital no Brasil : análise das comunidades para discussão da reforma política no e-Democracia
Autor(es): Souza, Letícia Lopes Rodrigues de
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Reforma política
Participação social
Democracia participativa
E-Democracia
Data de apresentação: 10-Dez-2015
Data de publicação: 30-Mar-2016
Referência: SOUZA, Letícia Lopes Rodrigues de. A participação política digital no Brasil: análise das comunidades para discussão da reforma política no e-Democracia. 2015. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho busca identificar as características dos participantes da proposta de Emenda à Constituição sobre a Reforma Política debatido em 2013 e 2015 por duas comunidades do portal e-Democracia, da Câmara dos Deputados. Os objetivos propostos foram: verificar o perfil socioeconômico dos participantes das comunidades sobre a Reforma Política, identificar o perfil político participativo dos respondentes e verificar a percepção dos participantes quanto a sua representatividade nos espaços de debate. Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, na qual foram aplicados questionários online como os participantes das comunidades em questão. Com os resultados obtidos foi possível observar que o perfil dos participantes é bastante diversificado no quesito nível de renda. Já em itens como gênero e raça essa pluralidade não ocorreu. Quanto ao perfil político dos participantes constatou-se que as maiorias dos respondentes afirmam não participar de nenhum movimento social, organização ou partido político. Notou-se também que muitos consideram o e-Democracia uma ferramenta digital efetiva. Entretanto, alguns se mostraram insatisfeitos com a sua representatividade no espaço digital, pois afirmam que suas colaborações não foram atendidas durante a elaboração da proposta de Lei sobre a Reforma Política. Revelou-se também a necessidade de divulgação da ferramenta e uma maior atenção dos parlamentares às propostas elaboradas pela sociedade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Curso de Gestão em Políticas Públicas, 2015.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons