Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12694
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RomuloValenteCustodioVieira.pdf3,69 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da eficiência energética e conforto térmico do Instituto de Biologia
Autor(es): Vieira, Rômulo Valente Custódio
Orientador(es): Christakou, Evangelos Dimitrios
Assunto: Eficiência energética
Edificações - desempenho térmico
Conforto térmico
Data de apresentação: Dez-2014
Data de publicação: 30-Mar-2016
Referência: VIEIRA, Rômulo Valente Custódio. Análise da eficiência energética e conforto térmico do Instituto de Biologia. 2014. ix, 83 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A eficiência energética é um estudo que pode ser estendido para as edificações, e é um assunto que vem se tornando mais importante com as novas exigências de sustentabilidade mundiais. Apresenta-se neste trabalho a análise que deve ser feita em uma edificação para que se possa atingir uma eficiência energética satisfatória, salientando a importância desta ser feita na etapa de desenvolvimento de projeto em função das variáveis do local. Primeiramente são analisados fatores climáticos, como a temperatura, radiação e vento. É então levado em consideração o padrão de conforto térmico e visual exigido pelo homem, o objetivo final a se atender neste estudo. Serão analisadas com mais detalhes as variáveis arquitetônicas que influenciam no conforto térmico dos usuários de uma determinada edificação, como a forma e os fechamentos, que podem ser opacos ou transparentes. São apresentadas novas tecnologias empregadas em fechamentos que visam diminuir a troca de calor com o meio externo como vedações que mudam de fase, coberturas frias, janelas eletrocrômicas e janelas fotoativas. É apresentado o estudo da Bioclimatologia, que tem por objetivo unir as variáveis climáticas e humanas em uma carta bioclimatológica que servirá de referência para o projetista tomar decisões que visem melhor o desempenho térmico da edificação. Para ressaltar a importância deste estudo serão apresentados o panorama atual de consumo energético no Brasil e as normatizações existentes no país, comparando-as com as de países desenvolvidos. A revisão bibliográfica introduzirá os conceitos importantes para a segunda etapa deste projeto, a aplicação deste estudo em um caso prático: a análise da eficiência energética do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília, onde o prédio será estudado de maneira a se propor melhorias e soluções para esta edificação. A metodologia para esta análise consistira na modelagem computacional do edifício com suas características geométricas e materiais constituintes. Através do processamento do edifício no software Desgin Builder será possível avaliar a sua eficiência energética, identificando locais em que o conforto térmico não é satisfatório, necessitando do posicionamento de elementos e mudança de materiais constituintes. Com a nova configuração o edifício será reprocessado para se realizar um comparativo do conforto térmico entre a primeira e a segunda situação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons