Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12693
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ThiagoMendoncaSandanielliMontu.pdf3,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo comparativo de sistemas residenciais de aquecimento de água
Autor(es): Montu, Thiago Mendonça Sandanielli
Orientador(es): Gurjão, Claudia Marcia Coutinho
Assunto: Energia solar
Energia - fontes alternativas
Energia elétrica - consumo
Data de apresentação: 15-Fev-2016
Data de publicação: 30-Mar-2016
Referência: MONTU, Thiago Mendonça Sandanielli. Estudo comparativo de sistemas residenciais de aquecimento de água. 2016. vi, 39 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O trabalho consiste no comparativo entre quatro sistemas de aquecimento de água domésticos levando em conta principalmente o desempenho econômico, analisando custos de implantação e operação. Porém, considera-se também um comparativo de questões subjetivas como o conforto para o usuário e a proveniência das fontes energéticas e o seu alinhamento com a sustentabilidade. Busca-se mostrar para o usuário quais são as melhores opções econômicas permitindo uma escolha embasada. Para realizar uma análise numérica das opções foi feita uma análise comparativa sobre o projeto arquitetônico de uma residência unifamiliar de dois pavimentos. Para definir um modelo padrão que pode ser usado para outros tipos de residência e região econômicas que não fazem parte do escopo da análise, o procedimento utilizado foi descrito e apresentado claramente. O projeto foi dimensionado no software Hydros, da AltoQI, que gerou também o quantitativo de materiais que serviu de base para o orçamento utilizado para a estimativa do custo global de implantação do sistema hidráulico. A análise do projeto permitiu a constatação de alguns pontos indicados na pesquisa que embasou a metodologia, o chuveiro elétrico tido por muitos como maior fonte de consumo energético em residências, na verdade é o mais econômico dos sistemas tradicionais. Mesmo comparando-o com um sistema que usa uma fonte alternativa de energia, como os painéis solares, o chuveiro é mais econômico pelo fato de sua vazão ser consideravelmente menor que as duchas utilizadas com os sistemas de aquecimento centrais. Porém, adotar um sistema como o aquecimento solar com reforço elétrico para dias de sol é uma excelente opção para os usuários que não prezam única e exclusivamente por economia e consideram também o fato da vazão afetar diretamente a qualidade de seu banho. Por fim, uma crítica recorrente ao sistema solar, que apresenta custos de implantação mais elevados, foi dirimida. O sistema solar com reforço de boiler elétrico apresenta um tempo de retorno do investimento de 24 meses em relação ao sistema que utiliza apenas o boiler.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons