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https://bdm.unb.br/handle/10483/1268
Título: | Identificação da trajetória profissional e formas de aprendizagem para desenvolvimento de técnicos em laboratório da Faculdade de Medicina – UnB |
Autor(es): | Silva, Viviane Medeiros |
Orientador(es): | Odelius, Catarina Cecília |
Assunto: | Universidades e faculdades - administração de pessoal Formação profissional Universidade de Brasília (UnB) |
Data de apresentação: | 2009 |
Data de publicação: | 26-Nov-2010 |
Referência: | SILVA, Viviane Medeiros. Identificação da trajetória profissional e formas de aprendizagem para desenvolvimento de técnicos em laboratório da Faculdade de Medicina – UnB. 2009. 64 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Resumo: | O estudo teve a finalidade de identificar a trajetória profissional e formas de aprendizagem para desenvolvimento de Técnicos em Laboratório da FMD da UnB, a partir da identificação de experiências pessoais e profissionais, buscou também identificar as percepções quanto a aspectos que influenciam positiva ou negativamente a atuação profissional e as necessidades de formação e competências. Foi feita entrevista com dez Técnicos em Laboratório, para a coleta de dados. A entrevista abrangeu perguntas inerentes aos principais pontos do assunto, como tempo de serviço, formação, cargos ocupados antes de ser Técnico em Laboratório, possibilitando a identificação das trajetórias, e o que aprendeu em cada uma dessas vivências, quais são as competências da atual profissão, seus aspectos facilitadores e barreiras. A entrevista foi realizada pessoalmente, por meio de material impresso e gravada, possibilitando observar o nível de escolaridade e formação dos Técnicos em Laboratório e identificar os processos formais de aprendizagem vivenciados por eles. Identificou-se que sete dos Técnicos em Laboratório entrevistados concordam que a sua formação atual é insuficiente para o desenvolvimento do seu trabalho. Várias barreiras foram citadas pelos entrevistados como impedimento para manterem-se atualizados para realizar seu trabalho, como por exemplo, família, chefia, falta de recursos no laboratório, carga de trabalho e questão financeira, sendo que as duas últimas foram mais enfatizadas. A maioria dos entrevistados não identifica nenhum aspecto facilitador para avançarem em seu autodesenvolvimento. Os resultados permitem identificar que os Técnicos gostam do que fazem e apesar da falta de atrativos e das barreiras encontradas, preocupam-se com a sua formação. A pesquisa contribuiu para demonstrar as necessidades dos Técnicos e possibilitar que a Instituição tome conhecimento do fato e proporcione soluções para os problemas descritos por estes funcionários. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1268 |
Aparece na Coleção: | Gestão Universitária
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