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dc.contributor.advisorReyes Junior, Edgar-
dc.contributor.authorOliveira, Aline Fernandes de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Aline Fernandes de. A satisfação de cliente no pós-vendas do setor automotivo do Brasil. 2016. 88 f., il. Monografia (Bacharelado de Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.descriptionMonografia (graduação) — Universidade Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.en
dc.description.abstractEste trabalho tem como principal objetivo trazer uma análise da satisfação dos clientes com o Pós-Venda em uma indústria multinacional. O estudo deste mercado traz um enfoque sobre a organização identificando a opinião do cliente sobre a qualidade, desta forma, pode-se obter como resposta a visão deles relativa à satisfação e recomendação da marca, tanto quanto os serviços prestados pelas concessionárias. O estudo envolve empresa líder de mercado no segmento de veículos comerciais. Como contribuição para a indústria automotiva o foco está principalmente na relação empresa-cliente, onde as organizações e seus gestores possam perceber seu consumidor final como peça chave do processo de satisfação estratégica, ao notar suas necessidades, satisfações, características individuais, tendo com o conjunto benefícios para o consumidor, de tal modo obter-se uma visão orientada especialmente e particularmente para ele, o consumidor final. A relação de qualidade com satisfação está relacionada com a percepção do cliente sobre tal qualidade dos serviços e produtos executados, que conforme suas expectativas individuais percebem a qualidade e desta forma, justifica sua satisfação em suas particularidades. Para alcançar o objetivo, optou-se por um estudo descritivo, quantitativo, onde se obteve 12.854 respondentes da pesquisa de satisfação e recomendação dos clientes da rede de concessionárias da Montadora escolhida, em 63% das concessionárias da marca no Brasil. As regiões abarcadas foram principalmente toda a região Norte, todo o Centro-Oeste, parte do Nordeste e Sudeste. Para aprimorar as análises foram utilizados análise de conglomerado, comparação de médias utilizando ANOVA e correlação bi variável. Na análise descritiva observou-se que 84,71% dos consumidores levam seu veículo para revisão programada, seguido por 32,20% para conserto mecânico e 2,45% para funilaria e pintura. Sobre a satisfação e recomendação, notou-se que as notas médias dos consumidores ao avaliar a satisfação foram de 9,323 com o veículo e 9,049 com a concessionária. Além disso, a recomendação teve nota média de 9,165 para a marca e 9,010 para a concessionária. Logo, observa-se que o cliente tem maior satisfação e recomendaria mais a marca do que o mesmo para as concessionárias. Sobre os motivos que levam à insatisfação, percebeu-se que 34,41% estão insatisfeitos com a qualidade dos serviços seguidos por atendimento (27,39%) (5,53%). Os clientes que não voltariam à concessionária justificaram como os principais motivos o atendimento (46,88%), qualidade (26,12%) e tempo (13,17%).en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordQualidade nos serviçosen
dc.subject.keywordSatisfação do consumidoren
dc.subject.keywordConsumidores - satisfaçãoen
dc.titleA satisfação de cliente no pós-vendas do setor automotivo do Brasilen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-03-29T16:53:40Z-
dc.date.available2016-03-29T16:53:40Z-
dc.date.issued2016-03-29T16:53:40Z-
dc.date.submitted2016-01-02-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12678-
dc.language.isoPortuguêsen
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