Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12676
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AmandaMonteiroDeGois.pdf1,71 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A interação entre as subculturas do consumo : aprendizagem e mudanças de valores pessoais
Autor(es): Góis, Amanda Monteiro de
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Coorientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Consumo (Economia)
Valores sociais
Esportes
Subculturas
Consumidores - valores sociais
Data de apresentação: 4-Fev-2016
Data de publicação: 29-Mar-2016
Referência: GÓIS, Amanda Monteiro de. A interação entre as subculturas do consumo: aprendizagem e mudanças de valores pessoais. 2016. 62 f., il. Monografia (Bacharelado de Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Devido a complexidade de análise do comportamento do consumidor da atualidade, com suas decisões de consumo influenciadas por fatores como cultura, emoções, crenças e hábitos diários, é importante avaliar a influências dos valores pessoais em grupos de consumo de interesse em comum. As categorizações básicas dos estudos para traçar o perfil de comportamento dos consumidores já não atendem as expectativas necessárias para classificar padrões de consumo, pois não conseguem esclarecer atitudes e decisões subjetivas do indivíduo. Dentro deste contexto, é possível avaliar a existência de similaridade dos valores pessoais entre duas subculturas de consumo considerando seus processos de interação e aprendizado. O que direciona o objeto de estudo dessa pesquisa, que tem como tema a análise da interação e aprendizagem entre duas subculturas de consumo, no que tange aos valores pessoais que constituem os indivíduos de cada uma delas. Para isso, foram eleitos dois subgrupos de consumo do esporte: a subcultura A, formada por indivíduos que praticam corrida, e a subcultura B, formada por indivíduos que praticam o ciclismo, ambas compostas por atletas residentes no Distrito Federal. O trabalho possui abordagem metodológica de natureza qualitativa sob a luz da teoria de Valores Pessoais de Schwartz, derivada do sistema de valores de Rokeach. Quanto aos fins ele é classificado como descritivo, utilizando entrevistas semiestruturadas em profundidade para a coleta de dados. Os resultados indicam que os membros das subculturas não são totalmente. e influenciados pelos mesmos valores pessoais e que a interação entre os grupos é restrita de forma sútil ao ambiente da prática esportiva.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons