Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Parreira, Clélia Maria de Sousa Ferreira | - |
dc.contributor.author | Silva, Camila Pinto da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Camila Pinto da. A contribuição e o papel do sanitarista no programa saúde na escola sob a perspectiva dos graduandos de saúde coletiva. 2015. 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Ceilândia-DF, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Saúde Coletiva, 2015. | en |
dc.description.abstract | A Saúde Coletiva surge pelo grande movimento sanitário ocorrido no Brasil nos anos 80, trazendo uma nova abordagem e uma concepção de saúde voltada à melhoria da qualidade de vida dos indivíduos. O profissional dessa área é o sanitarista, cuja formação se deu, historicamente, por meio da pós-graduação. No ano de 2008, após intensas discussões, foram aprovados, e se iniciam os primeiros cursos de graduação em Saúde Coletiva, incluindo o da Faculdade de Ceilândia, da Universidade de Brasília. Um curso com uma proposta interdisciplinar, disposto a formar um profissional que possa atuar de maneira intersetorial e com atividades que estimulam o estudante a vislumbrar novos espaços de trabalho, como é o caso das que são desenvolvidas na disciplina Práticas Integradas de Saúde, onde o estudante tem a oportunidade de vivenciar e atuar no Programa Saúde na Escola, do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, que foi criado com o objetivo de contribuir e fortalecer a construção de políticas públicas intersetoriais para a promoção da saúde de estudantes da rede pública. Com o objetivo de identificar a contribuição e o papel do sanitarista no Programa Saúde na Escola foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório, da qual participaram 17 graduandos que haviam conduzido atividades educativas em uma escola de ensino fundamental, na cidade de Ceilândia/DF, no segundo semestre de 2014. De acordo com os resultados do estudo, os graduandos consideram que o sanitarista é um profissional capacitado para atuar em ambientes escolares, trabalhando de forma interdisciplinar e intersetorial, podendo colocar em prática suas competências associadas aos que preconiza o PSE. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Sanitarista | en |
dc.subject.keyword | Programa Saúde na Escola (PSE) | en |
dc.subject.keyword | Saúde escolar | en |
dc.title | A contribuição e o papel do sanitarista no programa saúde na escola sob a perspectiva dos graduandos de saúde coletiva | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2016-03-29T15:48:59Z | - |
dc.date.available | 2016-03-29T15:48:59Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-29T15:48:59Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/12672 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.description.abstract1 | The Public Health comes by major health movement in Brazil in the 80s, bringing a new approach and concept of health focused on improving the quality of life of individuals. Professionals in this area is the sanitarian, whose formation occurred historically through graduate school. In 2008, after intense discussions have been approved, and begin the first undergraduate courses in public health, including the Faculty of Ceilândia, the University of Brasilia (UnB). A course with an interdisciplinary approach, willing to form a professional who can act in a cross-sectoral manner and with activities that encourage students to blaze new workspaces, such as those that are developed in the Integrated Health Practice discipline where the student You have the opportunity to live and work in the School Health Program, the Ministry of Health and the Ministry of Education, which was created in order to contribute to and strengthen the construction of intersectoral public policies to promote the healthof public school students. With the aim of identifying the contribution and role of sanitarian in the School Health Program was held one descriptive and exploratory research, which was attended by 17 graduates who had conducted educational activities at aprimary school in the city of Ceilândia / DF in the second half of 2014. According to the results of the study, graduates consider that sanitarian is a skilled professional to perform in school environments, working in an interdisciplinary and intersectoral manner, and can put into practice their skills associated with that recommended by the PSE. | - |
Aparece na Coleção: | Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia
|