Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12671
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GustavoDavidVieira.pdf1,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo de adoção do sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos no Distrito Federal
Autor(es): Vieira, Gustavo David
Orientador(es): Farias, Josivania Silva
Assunto: Resíduos sólidos
Gestão ambiental
Coleta seletiva de lixo
Data de apresentação: 29-Jun-2015
Data de publicação: 29-Mar-2016
Referência: VIEIRA, Gustavo David. O processo de adoção do sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos no Distrito Federal. 2015. 89 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O desenvolvimento industrial comprometeu o equilíbrio do meio ambiente ao extrair seus recursos e devolver, após a produção e o consumo, resíduos sólidos, sem pensar no desenvolvimento sustentável. A fim de tentar resolver essa situação, pesquisadores começaram a elaborar processos ambientalmente responsáveis para o uso adequado dos bens naturais. Com o intuito de reduzir a quantidade de material destinado aos vazadouros a céu aberto, a coleta seletiva foi um desses métodos. Em fevereiro de 2014, o Governo do Distrito Federal implementou a coleta seletiva de lixo, o que foi considerado uma inovação ambiental para a população, já que 92% das pessoas nunca tinham participado desse programa. O objetivo deste trabalho foi descrever, à luz da Teoria de Difusão da Inovação, o processo de adoção do sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos no Distrito Federal, considerando-se a perspectiva de agentes governamentais e cidadãos envolvidos. Trata-se de um estudo de caso com abordagem predominantemente qualitativa, utilizando-se da análise de conteúdo com categorização a priori em documentos, 22 entrevistas estruturadas e observações em campo. Em termos gerais, observou-se que as pessoas estão preocupadas com o meio ambiente, por isso apoiam a adoção da coleta seletiva de lixo, no entanto, reclamam que as campanhas de divulgação e educativas realizadas pelo governo são insuficientes e irregulares para a eficaz participação da população. Da parte dos gestores governamentais envolvidos com o processo, verificou-se que a coleta seletiva foi adotada por causa da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons