Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12669
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_NatháliaAlvesdeRezende.pdf477,64 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBraga, Ana Rita Costa de Souza Lobo-
dc.contributor.authorRezende, Nathália Alves de-
dc.identifier.citationREZENDE, Nathália Alves de. O olhar da terapia ocupacional sobre o desenvolvimento escolar de crianças com transtornos psicomotores. 2015. 41 f. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2015.en
dc.description.abstractO presente trabalho tem como proposta evidenciar a participação do terapeuta ocupacional no desenvolvimento escolar de crianças com transtornos psicomotores. Considerando que a Terapia Ocupacional tem como função viabilizar estratégias de enfrentamento para as limitações da criança, quando é dada ênfase aos problemas no desenvolvimento sensoriomotor, psicossocial e/ou cognitivo, o profissional tem como objetivo proporcionar um melhor desempenho nas atividades da criança por meio da estimulação, atribuindo grande influência na dinâmica de ensino aprendizagem. Esta pesquisa pretende verificar como a Terapia Ocupacional pode ser inserida no processo de desenvolvimento escolar de crianças com transtornos psicomotores. Para tanto, foi realizado uma revisão bibliográfica de caráter exploratório, apresentando conceitos, importância e as principais contribuições da psicomotricidade e da atuação do terapeuta ocupacional no âmbito educacional infantil. Os diversos autores e artigos apontam a relevância do terapeuta ocupacional e do seu olhar para o favorecimento de um desenvolvimento escolar significativo de crianças com transtornos psicomotores. _________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study has the purpose to evidence the participation of the occupational therapist in the school development of children with psychomotor disorders. Considering the Occupational Therapy has as function to enable coping strategies to the limitations of the child, when it is given emphasis to the problems in sensorimotor, psychosocial and cognitive development, the professional aims to provide a better performance in the child's activities by stimulation, assigning a high influence on the dynamics of teach-learning. This study aims to verify how the Occupational Therapy can be inserted in the process of educational development of children with psychomotor disorders. Therefore, a literature review with a an exploratory intent was conducted, presenting concepts, relevance and the main contributions of psychomotricity and the occupational therapist performance in the children's educational level. The several authors and scientific papers indicate the relevance of the occupational therapist and his view to the contribution of a relevant educational development of children with psychomotor disorders.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordTerapeuta ocupacional - prática profissionalen
dc.subject.keywordCrianças - desvios do desenvolvimentoen
dc.subject.keywordDistúrbios psicomotoresen
dc.titleO olhar da terapia ocupacional sobre o desenvolvimento escolar de crianças com transtornos psicomotoresen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-03-29T14:59:28Z-
dc.date.available2016-03-29T14:59:28Z-
dc.date.issued2016-03-29T14:59:28Z-
dc.date.submitted2015-12-02-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12669-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons