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Título: Avaliação econômica da frota brasileira de caminhões de transportadores remunerados
Autor(es): Martinovic, Letícia do Valle Pires
Orientador(es): Granemann, Sérgio Ronaldo
Assunto: Transporte rodoviário de carga
Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC)
Data de apresentação: 8-Dez-2015
Data de publicação: 29-Mar-2016
Referência: MARTINOVIC, Letícia do Valle Pires. Avaliação econômica da frota brasileira de caminhões de transportadores remunerados. 2015. 45 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A frota brasileira de caminhões de transportadores remunerados é caracterizada por uma quantidade significativa de veículos obsoletos devido à falta de conhecimento dos transportadores para determinar o momento ideal para substituição, além da insuficiência de recursos financeiros. Neste contexto, o presente projeto tem a finalidade de realizar uma avaliação econômica da frota de caminhões de empresas de transporte incluídas no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas – RNTRC por intermédio da análise da vida útil, bem como do cálculo da vida econômica do modelo de caminhão mais utilizado a partir do método do Custo Anual Uniforme Equivalente – CAUE, o qual define o momento ótimo para a renovação. Pretende-se determinar a quantidade de caminhões em uso que se encontram acima da vida econômica com o objetivo de calcular os impactos econômicos de realização de uma substituição idêntica para renovar a frota envelhecida. Além disso, objetiva-se calcular a externalidade negativa da poluição atmosférica gerada pelos veículos antigos como forma de complementar o projeto.
The Brazilian fleet of truck paid carriers is characterized by a significant amount of obsolete vehicles due to the lack of knowledge of the carriers to determine the optimal time for replacement, as well as insufficient financial resources. In this context, this project aims to carry out an economic evaluation of the fleet of transport companies’ trucks included in the National Register of Cargo Road Carriers – RNTRC through the analysis of the vehicles’ useful life and the calculation of the economic life of the most widely used model of truck by the method of Equivalent Uniform Annual Cost – CAUE, which defines the optimal time for renewal. It is intended to determine the amount of trucks in use located above the economic life in order to calculate the economic impact of performing an identical replacement to renovate the aging fleet. In addition, it aims to calculate the negative externality of air pollution generated by old vehicles as a way to complement the project.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2015.
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