Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12667
Título: | Novo ENEM e novo PNE : encontros e desencontros |
Autor(es): | Braga Junior, Ieri de Sousa |
Orientador(es): | Nass, Daniel Perdigão |
Assunto: | Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Plano Nacional de Educação (PNE) Ensino médio |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 29-Mar-2016 |
Referência: | BRAGA JUNIOR, Ieri de Sousa. Novo ENEM e novo PNE: encontros e desencontros. 2015. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho reúne os principais documentos legais que emolduram a educação brasileira no sentido de entender como se desenrolam as políticas educacionais nas macro e microrrelações entre o Enem e o Plano Nacional de Educação 2014-2024 (lei 13005/2014). O Enem, nos últimos anos, tem se tornado o centro das políticas em educação, sendo tal avaliação entendida de acordo com seus objetivos como o elo entre a educação básica, o ensino superior, a cidadania e o trabalho. O cenário educacional vive em tensões promovidas entre os entes federados e a União, no qual o conceito de qualidade não é unitário e varia de acordo com o local no qual a escola está inserida. Outro aspecto fundamental é a abordagem de conhecimentos regionais na base nacional comum, que, em tese, deveria ser alinhada ao sistema de avaliação, currículo, cidadania e trabalho, o qual, aparentemente, é função do Enem. Dessa forma, foi apontada a existência de alguns gargalos que atribulam a sistemática do Ensino Médio no Brasil nos aspectos metodológico, curricular, normativo e socioeconômico. Assim, o trabalho visa relacionar as propostas de educação dos documentos legais com os resultados obtidos na prática nas escolas e dessa avaliação. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2015. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons