Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12667
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IerideSousaBragaJunior.pdf1,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Novo ENEM e novo PNE : encontros e desencontros
Autor(es): Braga Junior, Ieri de Sousa
Orientador(es): Nass, Daniel Perdigão
Assunto: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Plano Nacional de Educação (PNE)
Ensino médio
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 29-Mar-2016
Referência: BRAGA JUNIOR, Ieri de Sousa. Novo ENEM e novo PNE: encontros e desencontros. 2015. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho reúne os principais documentos legais que emolduram a educação brasileira no sentido de entender como se desenrolam as políticas educacionais nas macro e microrrelações entre o Enem e o Plano Nacional de Educação 2014-2024 (lei 13005/2014). O Enem, nos últimos anos, tem se tornado o centro das políticas em educação, sendo tal avaliação entendida de acordo com seus objetivos como o elo entre a educação básica, o ensino superior, a cidadania e o trabalho. O cenário educacional vive em tensões promovidas entre os entes federados e a União, no qual o conceito de qualidade não é unitário e varia de acordo com o local no qual a escola está inserida. Outro aspecto fundamental é a abordagem de conhecimentos regionais na base nacional comum, que, em tese, deveria ser alinhada ao sistema de avaliação, currículo, cidadania e trabalho, o qual, aparentemente, é função do Enem. Dessa forma, foi apontada a existência de alguns gargalos que atribulam a sistemática do Ensino Médio no Brasil nos aspectos metodológico, curricular, normativo e socioeconômico. Assim, o trabalho visa relacionar as propostas de educação dos documentos legais com os resultados obtidos na prática nas escolas e dessa avaliação.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2015.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons