Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12643
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KaremCardimAraujo.pdf1,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Visibilidade do programa saúde na escola em uma unidade escolar da rede de ensino da cidade de Ceilândia/DF 
Autor(es): Araújo, Karem Cardim
Orientador(es): Parreira, Clélia Maria de Sousa Ferreira
Assunto: Promoção da saúde
Programa Saúde na Escola (PSE)
Saúde escolar
Data de apresentação: 8-Dez-2015
Data de publicação: 28-Mar-2016
Referência: ARAÚJO, Karem Cardim. Visibilidade do programa saúde na escola em uma unidade escolar da rede de ensino da cidade de Ceilândia/DF. 2015. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Ceilândia-DF, 2015.
Resumo: A escola é um local favorável para construção de valores pessoais, crenças e conceitos, assim como para que se possaconhecer melhor o mundo e a própriarealidade. O ambiente escolar traz a possibilidade de se intervir na formação social e na saúde. O Programa Saúde na Escola (PSE) tem como finalidade zelar pela comunicação entre Unidades de Saúde e Centos de Ensino, tendo sido instituído por Decreto Presidencial, em5 de dezembro de 2007. O PSE é direcionado a crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação básica,proporciona a troca de informação sobre as condições de saúde presentes no ambiente escolar e consolida a participação comunitária nas políticas de educação básica e saúde nos três níveis de governo. Este trabalho teve o intuito deconhecer o grau de visibilidade do PSE, levando em conta a realidade de uma escola pública de ensino fundamental da rede regional de ensino de Ceilândia-DF e a produção acadêmica sobre o Programa ,no período de 2007 a 2014 ,no tocante componente II. Neste sentido, a pesquisa buscourelacionar aspectos complementares entre as produções analisadas e as informações levantadas na escola estudada; apontar dificuldades efacilidades na implementação do PSE e na abordagem dos temas sugeridos para o componente II; elencar as principais recomendações para o fortalecimento do PSE; identificar referências ao componente II, no tocante ao predomínio de temas; caracterizar os trabalhos acadêmicos no que se refere ao tipo de estudo, á metodologia adotada, ao programa de pós-graduação e a distribuição geográfica das instituições nas quais o trabalho foi aprovado .A pesquisateve uma abordagem qualitativa,de naturezadescritiva e exploratória. Foi realizada em dois momentos: um primeiro, de análise documental, e outro em que se realizou uma entrevista com docente responsável pela implementação de ações de saúde em uma escola pública de ensino fundamental,participante do PSE, da redede ensino públicoda Região Administrativa deCeilândia/DF. Para a escolha da escola foi considerada a época de sua adesão, optando-se por realizar o estudo naquela que passou a compor o PSE mais recentemente e,paralevantamentodos trabalhos acadêmicos (tesese dissertações) seutilizou do banco de dados da Biblioteca Digital de Tese e Dissertação(BTDT). De acordo com os resultados obtidos na busca realizada junto à base de dados Biblioteca Digital de Teses e Dissertação 680 teses e dissertaçõesforam publicadas no período analisado, o que representa um número expressivo de trabalhos acadêmicos que tiveram o Programa Saúde na Escola como objeto de estudo.Também se observou que as ações nas escolas são planejadas e levam em conta o levantamento de prioridades, e que se deve pensar em metodologias menos tradicionais, como o repasse de informações da saúde.
Abstract: The school is a propicious place for building personal values, beliefs and concepts. It’s also a place to see and learn about the world and the reality itself. The school environment brings the possibility of intervening on social education and health. The School Health Program (PSE) is a program that aims to ensure the communication between health units and Learning Centers, been established by the Decree of December 5, 2007. The PSE is directed to children, adolescents, youth and adult in basic education, providing the exchangeof information on health conditions present in school and strengthening community participation in basic education and health policies in the three government levels. This work aimed to know the degree of PSE visibility, taking into account the reality ofan elementary school public school in the regional network of educational Ceilândia-DF and on academic production on the program, from 2007 to 2014, regarding component II. In this sense, the research sought to relate complementary aspects between the productions analyzed and the information gathered in the study school; pointing difficulties and facilities in implementing the PSE and addressing topics suggested for component II; list the key recommendations for strengthening the PSE; identify references to component II, regarding the predominance of themes; characterize the academic papers regarding the type of study, will methodology adopted, the graduate program and the geographic distribution of institutions in which the study was approved .The research had a qualitative approach of descriptive and exploratory nature. The development of this study was sectioned in two stages: first the document analysis, and then an interview with the teachers responsible for implementing health actions in a public elementary school, PSE participant, and the public from Ceilândia-DF. The choice of the school was based on the time of its adherence to PSE. The selected ones to conduct the study was those who adhered PSE more recently and the survey was based on academic papers (theses and dissertations) researched on the Digital Library database Thesis and Dissertation (BTDT). According to the results from the database search, there was 680 theses and dissertations identified, which represents a large number of academic papers that had the School Health Program as an object of study. It was also observed with the analysis of the results that it’s possible to see that the actions in schools are planned and based on priorities, and that it should consider less traditional meth.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Saúde Coletiva, 2015.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons