Título: | Efetividade do agendamento do atendimento das vacinas BCG e febre amarela e sua descrição da estratégia de comunicação : Região Administrativa de Ceilândia-DF, 2014-2015 |
Autor(es): | Sousa, Raísa Santos de |
Orientador(es): | Iturri de La Mata, José Antonio |
Assunto: | Vacinas Programa Nacional de Imunizações (PNI) Imunização Febre amarela |
Data de apresentação: | 11-Dez-2015 |
Data de publicação: | 28-Mar-2016 |
Referência: | SOUSA, Raísa Santos de. Efetividade do agendamento do atendimento das vacinas BCG e febre amarela e sua descrição da estratégia de comunicação: Região Administrativa de Ceilândia-DF, 2014-2015. 2015. 58 f., il. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A dificuldade em atender a demanda na distribuição de imunobiológicos do Programa Nacional de Imunizações em todo o território nacional provocou a Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal a adotar – seguindo orientação do Ministério da Saúde - como medida emergencial um agendamento de atendimento de vacinas em 15 Regionais do Distrito Federal. Consistindo em diminuição de oferta de dias, horários e Unidades Básicas de Saúde, a intervenção tinha como objetivo otimizar o uso das ampolas e consequentemente evitar o desabastecimento de vacinas. A pesquisa, com foco na Região Administrativa de Ceilândia-DF que adotou o agendamento para a vacina BCG e Febre Amarela, elencou quatro pontos cruciais para atestar se a medida foi efetiva, para isto, foram analisados os 6 (seis) primeiros meses de implantação da medida, de Março a Agosto, em comparação com o mesmo período do ano anterior (2014). Foram analisados: a manutenção da cobertura vacinal, manutenção das aplicações, redução das perdas técnicas; ainda, foi feita uma descrição da estratégia de comunicação da intervenção. A intervenção se mostrou efetiva nos três primeiros pontos, onde conseguiram otimizar as ampolas reduzindo assim as perdas técnicas, as aplicações se mantiveram e chegaram a ser potencializadas e a cobertura superou o ano anterior. A estratégia de comunicação se mostrou com falhas e muito pouco desenvolvida. Conclui-se que, por um lado, situações emergenciais podem significar medidas emergenciais, que ao se adaptarem e se concretizarem podem ser resolutivas e potencializados no sentido de otimizar os recursos, insumos e provocar a gestão a buscarem a eficiência das ações, por outro lado, essas medidas podem, como neste caso, serem implementadas sem levar em consideração as orientações necessárias e as dificuldades que podem causar na população que afetam. |
Abstract: | The difficulty in meeting immunobiologicals distribution demand of the National Immunization Program across the country caused the Health State Secretary of the Federal District to adopt - following the guidance of the Ministry of Health - as an emergency measure one vaccine service scheduling in 15 Regional Federal District. Consisting of decrease of supply days, times and Basic Health Units, the intervention was designed to optimize the use of light bulbs and thus avoid the vaccine shortages. The research, focusing on administrative region of Ceilândia-DF which adopted the schedule for BCG and yellow fever vaccine, has listed four crucial points to verify whether the measure was effective, for this, the six (6) months of implementation were analyzed measurement, from March to August, compared to the same period last year (2014). They were analyzed: the maintenance of vaccination coverage, maintenance of applications, reducing technical losses; also, a description of the intervention communication strategy was made. The intervention was effective in the first three points, which were able to optimize light bulbs thus reducing technical losses, applications remained and came to be leveraged and coverage surpassed the previous year. The communication strategy proved flawed and largely undeveloped. It concludes that, on the one hand, emergency situations can mean emergency measures, to adjust and materialize may be resolving and leveraged in order to optimize resources, inputs and cause the management to seek efficiency of the shares, on the other hand , these measures, as in this case, be implemented without taking into account the necessary guidelines and the difficulties they may have on the population they affect. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Saúde Coletiva, 2015. |
Aparece na Coleção: | Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia
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