Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12623
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AgmarMonteiroCostaMelo.pdf397,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Jovens do Vale da Esperança, município de Formosa-GO e a migração campo cidade
Autor(es): Melo, Agmar Monteiro Costa
Orientador(es): Medeiros, Maria Osanette de
Assunto: Vale da Esperança - Formosa (GO)
Vale da Esperança - Formosa (GO) - jovens
Evasão rural
Data de apresentação: 1-Jul-2014
Data de publicação: 24-Mar-2016
Referência: MELO, Agmar Monteiro Costa. Jovens do Vale da Esperança, município de Formosa-GO e a migração campo cidade. 2014. 37 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: Este trabalho buscou estudar aspectos da realidade dos jovens do Assentamento Vale da Esperança e identificar os reais motivos que os levam a sair do campo. Para a investigação foi utilizada a pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário para adquirir as informações necessárias à pesquisa, conforme os objetivos estabelecidos e a entrevista para complementação dos dados. Para o referencial teórico foi feita uma discussão acerca da educação do campo, escola do campo, educação profissional e juventude do campo. O estudo mostrou que uma das principais causas da saída do jovem do campo para a cidade é a busca de melhores oportunidades profissionais, como cursos para qualificação para o mercado de trabalho, obtenção de uma melhor remuneração para poder suprir suas necessidades pessoais de alimentação, higiene, transporte, estudo, lazer, entre outras.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2014.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons