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dc.contributor.advisorAlves, Carlos André de Melo-
dc.contributor.authorMartins, Natália Sarellas-
dc.identifier.citationMARTINS, Natália Sarellas. Reclamações e retorno sobre o patrimônio líquido: estudo em bancos atuantes no Brasil no segundo semestre de 2014. 2015. 61 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.en
dc.description.abstractO objetivo geral deste estudo foi investigar a associação entre o índice de reclamações e o retorno sobre o patrimônio líquido (RSPL) de bancos atuantes no Brasil no segundo semestre de 2014. Tratou-se de um estudo descritivo e correlacional, com abordagem quantitativa. O referencial teórico apresentou as reclamações, a partir da perspectiva da responsabilidade social corporativa, e o RSPL, no contexto da rentabilidade em bancos. A amostra intencional abrangeu 22 bancos, selecionados a partir do relatório ‘50 Maiores Bancos e o Consolidado do Sistema Financeiro Nacional’, data base dezembro de 2014, e constantes do Ranking de Reclamações do Banco Central no segundo semestre do mesmo ano. Os bancos foram segmentados em igual quantidade em mais de 2 milhões de clientes e menos de 2 milhões de clientes, e três índices de reclamações semestrais foram apurados para cada banco, com base no referido ranking: 1. índice de reclamações reguladas procedentes, 2. índice de reclamações reguladas e 3. índice de reclamações totais. O RSPL de cada banco foi apurado no referido relatório. O tratamento dos dados empregou análises descritiva e inferencial não paramétrica, com o uso do Teste Shapiro Wilk e Correlação de Spearman. Para o total de bancos da amostra, as associações entre os índices de reclamações e o RSPL foram negativas em diferentes níveis de significância. As correlações entre o índice de reclamações reguladas e o RSPL, e entre o índice de reclamações totais e o RSPL foram -0,51 e -0,43, respectivamente, sendo ambas significativas à 5%. A correlação entre o índice de reclamações reguladas procedentes e o RSPL foi -0,38, com significância à 10%. Considerando bancos com mais de 2 milhões de clientes e com menos de 2 milhões de clientes, as associações entre os índices de reclamações e o RSPL foram negativas, mas de uma maneira geral não foram significativas. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para reflexões de acadêmicos, reguladores, acionistas, clientes, usuários e demais interessados no estudo da associação entre indicadores de desempenho social e indicadores de desempenho econômico-financeiro de bancos atuantes no Brasil.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordBancosen
dc.subject.keywordRetorno sobre patrimônio líquidoen
dc.subject.keywordResponsabilidade social da empresaen
dc.titleReclamações e retorno sobre o patrimônio líquido : estudo em bancos atuantes no Brasil no segundo semestre de 2014en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-03-24T18:12:44Z-
dc.date.available2016-03-24T18:12:44Z-
dc.date.issued2016-03-24T18:12:44Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12619-
dc.language.isoPortuguêsen
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