Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12610
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AnaCristinadeMacedo.pdf549,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Decisão de financiamento : o processo de escolha das melhores alternativas de financiamento em MPEs
Autor(es): Macedo, Ana Cristina de
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Micro e pequenas empresas
Empresas - finanças
Data de apresentação: 9-Jul-2013
Data de publicação: 24-Mar-2016
Referência: MACEDO, Ana Cristina de. Decisão de financiamento: o processo de escolha das melhores alternativas de financiamento em MPEs. 2013. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: No atual contexto corporativo, a busca pela minimização dos custos e maximização dos lucros aumenta cada vez mais entre as empresas presentes no mercado. Estas se veem obrigadas a garantir sua continuidade no setor através de fontes externas de recursos, quando não há recursos próprios suficientes para tal fim. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar o que leva uma empresa a se financiar, se é efetuada alguma análise para a aquisição de determinado financiamento e os pontos que compõem a decisão dessa contratação. O processo de tomada de decisão é essencial para a empresa, pois é através dele que a melhor solução é encontrada, que traga benefícios para a empresa, sendo as principais decisões feitas pelas empresas: decisões operacionais, de investimento e de financiamento. Para que essa pesquisa fosse feita, utilizou-se o método qualitativo de pesquisa, através de entrevista semiestruturada, onde foram entrevistadas três MPEs, classificadas de acordo com a Lei Complementar 123 de 2006. Através das respostas dos entrevistados, verificou-se que as análises feitas pelos empresários são mais baseadas em suas experiências do que em técnicas ou teorias, e que estes escolhem se financiar quando percebem a necessidade imediata de capital, principalmente para aquisição de estoques, pagamento de dívidas e investimento.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons