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https://bdm.unb.br/handle/10483/12607
Título: | Análise de nível de evidenciação das empresas brasileiras listadas na BM&F BOVESPA em relação à interpretação IFRIC 13 – programa de fidelidade de clientes |
Autor(es): | Sousa, Aislan Rodrigues de |
Orientador(es): | Silva, Rildo e |
Assunto: | Fidelização de clientes Evidenciação contábil IFRIC 13 - International Financial Reporting Interpretation 13 |
Data de apresentação: | 30-Nov-2015 |
Data de publicação: | 24-Mar-2016 |
Referência: | SOUSA, Aislan Rodrigues de. Análise de nível de evidenciação das empresas brasileiras listadas na BM&F BOVESPA em relação à interpretação IFRIC 13 – programa de fidelidade de clientes. 2015. 33 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar o nível de evidenciação das empresas brasileiras em
relações às orientações expressas na interpretação IFRIC 13, que trata da contabilização dos
créditos em prêmios dos programas de fidelidade de clientes. Esses programas são estratégias
utilizadas pelas empresas, que no intuito de estabelecer relação de lealdade com seus clientes
oferecem pontos/milhas associado a compra de produtos ou serviços e que podem no tempo
oportuno ser trocados por prêmios. De forma a alcançar os objetivos da pesquisa, foi realizada
avaliação através de checklist das notas explicativas relativas ao ano de 2014 de 32 empresas
listadas na BM&F Bovespa, utilizando como instrumentos metodológicos índice de nível de
evidenciação e análise de conteúdo. Como resultado verificou-se que grande parte das empresas
foram enquadradas em nível de baixa evidenciação, sendo que metade das empresas não
divulgaram em suas notas explicativas a participação em programa de fidelidade de clientes.
Constatou-se por meio da avaliação por setor de atuação que os segmentos Construção e
Transporte e Telecomunicações foram os que obtiveram melhor desempenho em relação ao
nível de evidenciação. Por fim, da análise de conteúdo realizada percebeu-se que apesar de
algumas empresas evidenciarem os itens avaliados pelo checklist, as informações nem sempre
eram apresentadas em sua forma mais detalhada. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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