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Título: Concentração no mercado de serviços de movimentação portuária de cargas no Brasil
Autor(es): Rezende, Ígor Rodrigues de
Orientador(es): Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Assunto: Setor portuário
Setor portuário - concentração de mercado
Transporte de mercadorias
Data de apresentação: 9-Dez-2013
Data de publicação: 24-Mar-2016
Referência: REZENDE, Ígor Rodrigues de. Concentração no mercado de serviços de movimentação portuária de cargas no Brasil. 2013. 25 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O transporte de mercadorias é fundamental ao desenvolvimento da economia. Exige-se cada vez mais eficiência e baixo custo nesse transporte para viabilizar o comércio. Mais de 90% do comércio mundial, em volume físico, é realizado por via marítima, sendo este modelo essencial para o transporte de produtos. Este trabalho visa avaliar o desenvolvimento do setor portuário brasileiro no período entre 2010 e 2012 e analisar a concentração desse mercado de acordo com a carga a ser transportada. Para isso, foram coletados dados através da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e AAPA (Aliança dos Portos do Canadá, do Caribe, América Latina e Estados Unidos) da movimentação nos portos, no período em questão, por tipo de carga transportada. Após hierarquização dos mais importantes por carga, fez-se a análise da concentração neste setor. Utilizou-se o concentration ratio e o herfindahl-hirschman index para que se pudesse analisar o quanto os portos líderes de movimentação por carga detém do total movimentado e se o mercado é competitivo, monopolizado ou se está entre esses conceitos. Obteve-se como resultado que, os portos privados são os principais responsáveis pela movimentação de cargas no país e as principais são graneis líquidos e sólidos. Com relação a concentração, por mais que os cinco principais portos detenham mais de 50% da movimentação, apenas o mercado de graneis líquidos mostrou um elevado grau de concentração. O setor portuário é dominado por portos privados e o tipo de carga que apresenta maior concentração é o que necessita de tecnologia mais específica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
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