Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1260
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_DeboraSilvaLima.pdf234,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Alcoolismo no trabalho : uma percepção sobre a condição do servidor alcoolista
Autor(es): Lima, Débora Silva de
Orientador(es): Reis, André Luiz Teixeira
Assunto: Alcoolismo e emprego
Saúde e trabalho
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 22-Jun-2009
Data de publicação: 25-Nov-2010
Referência: LIMA, Débora Silva de. Alcoolismo no trabalho: uma percepção sobre a condição do servidor alcoolista. 2009. 53 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O alcoolismo é um assunto que muito tem sido discutido, pois ele está ligado a saúde do trabalhador. Este interesse crescente tem possibilitado a desmistificação das concepções sobre o tema. Alguns autores contribuíram para isto, tais como Milam & Ketcham (1986), quando apresentaram que o alcoolismo é uma doença e precisa ser pensada com objetividade pelas autoridades. Outro autor é Shore (1994), que explica os comportamentos que um alcoolista pode vir a desenvolver. Portanto, este estudo teve como objetivo investigar a percepção de uma amostra de servidores sobre a condição de alcoolista e como colegas que o apresentam enfrentam essa problemática. Participou deste estudo, uma amostra de 100 servidores da Universidade de Brasília - UnB. O instrumento utilizado para esse trabalho investigativo foi um questionário semi-estruturado aplicado pela pesquisadora. Para análise dos resultados, as perguntas foram apresentadas com alternativas baseadas em escala Likert que começa com a coleta de uma quantidade importante de itens que indicam atitudes negativas e positivas sobre um objeto, instituição ou tipos de pessoas. Os principais resultados foram que a maioria dos servidores sabe o que é alcoolismo e já presenciou algum colega “ligeiramente” alcoolizado no seu horário de serviço e que esse uso era quase sempre, devido esse uso constante o alcoolista diminuiu o seu nível de competência e o índice de licencia medica apresentou-se grande. Diante dos resultados obtidos, pode-se ter inferências sobre a realidade vivida pelos servidores da Universidade de Brasília, UnB, com relação ao alcoolismo no trabalho.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.06.TCC.1260
Aparece na Coleção:Gestão Universitária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.