Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12592
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_HugoCesardaSilvaAlmeida.pdf395,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Tribunais de contas na função de accountability : um estudo comparativo entre o Brasil e o Uruguai
Autor(es): Almeida, Hugo César da Silva
Orientador(es): Ferreira, Lucas Oliveira Gomes
Assunto: Accountability
Controle externo
Tribunal de Contas da União (TCU)
Tribunal de Contas da República Oriental do Uruguai (TCROU)
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 23-Mar-2016
Referência: ALMEIDA, Hugo César da Silva. Tribunais de contas na função de accountability: um estudo comparativo entre o Brasil e o Uruguai. 2013. [33] f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Lima (2004) afirma que o controle externo, em sentido orgânico e técnico, é todo controle exercido por um Poder ou órgão sobre a administração de outros. Na classificação de O’Donnell (1994) tal controle se encaixa na definição de accountability horizontal. A doutrina identifica dois grandes modelos de sistema de controle externo: o sistema de Auditorias-Gerais e os Tribunais de Contas. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo comparativo a fim de verificar a existência de divergências entre as duas Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS) da América Latina que adotam o modelo de Tribunal de Contas: o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas da República Oriental do Uruguai (TCROU). Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica abordando aspectos como a composição dos Tribunais, mandato dos Ministros, relação com os Poderes, instrumentos de fiscalização, natureza jurídica e competências. A partir dessa pesquisa, elaborou-se um quadro comparativo entre os Tribunais. Concluiu-se que os Tribunais divergem de maneira significativa, pois aspectos como a forma de nomeação dos Ministros, os poderes normativos atribuídos a cada Tribunal e a duração do mandato dos Ministros são divergentes entre os países. No Brasil, por exemplo, o cargo de Ministro é vitalício e no Uruguai cumpre-se um mandato de cinco anos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons