Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12584
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GeraldoMageladeOliveiraJunior.pdf739,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Exercício de contabilidade do crescimento para o Brasil 1970 a 2008
Autor(es): Oliveira Junior, Geraldo Magela de
Orientador(es): Wilbert, Marcelo Driemeyer
Assunto: Modelo de Solow (Economia)
Produto interno bruto
Produtividade Total dos Fatores (PTF)
Crescimento econômico
Data de apresentação: 16-Jul-2013
Data de publicação: 23-Mar-2016
Referência: OLIVEIRA JUNIOR, Geraldo Magela de. Exercício de contabilidade do crescimento para o Brasil 1970 a 2008. 2013. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o crescimento econômico brasileiro para o período de 1970 a 2008, mensurando a evolução de cada um dos fatores econômicos, estoque de capital, trabalho e produtividade, através da metodologia da contabilidade do crescimento dessa forma evidenciando os fatores mais relevantes para o desenvolvimento brasileiro. Os resultados encontrados revelam que para o período como o todo o fator de maior relevância foi o trabalho com pequenas oscilações em sua taxa de crescimento ao longo das décadas, o estoque de capital apresenta uma desaceleração constante em sua taxa de crescimento através das décadas, apresentando uma suave recuperação para o período final do estudo de 2001 a 2008. A PTF é o fator que mais oscila ao longo das décadas, registrando tanto taxas de crescimento elevadas quanto negativas. Um ponto importante encontrado é a similaridade entre as oscilações observadas na taxa de crescimento da PTF e a do PIB per capita, evidenciando a importância desse fator para o desenvolvimento da economia brasileira.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons