Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12582
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoseCarlosAlayonLima.pdf407,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Portais de transparência fiscal : uma crítica aos municípios com população abaixo de 50 mil habitantes
Autor(es): Lima, José Carlos Alayon
Orientador(es): Costa, Abimael de Jesus Barros
Assunto: Portal da Transparência
Transparência pública
Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)
Lei de Acesso à Informação
Data de apresentação: 9-Dez-2013
Data de publicação: 23-Mar-2016
Referência: LIMA, José Carlos Alayon. Portais de transparência fiscal: uma crítica aos municípios com população abaixo de 50 mil habitantes. 2013. 29 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O objetivo geral da pesquisa foi à aplicação do índice de transparência desenvolvido por Leite, Costa e Campos (2012) para os Portais de Transparência dos municípios com população abaixo de 50 mil habitantes, considerando aspectos como a divulgação dos instrumentos de transparência pelos gestores e a qualidade da informação. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei de Acesso à Informação Pública (LAI) regulamentam a Transparência Ativa e Passiva. A divulgação de dados por meio eletrônico recebeu atenção especial nesses normativos que reforçam a importância dos Portais de Transparência. A Teoria da Agência e a Governança Aplicada ao Setor Público foram abordadas devido a sua relevância no entendimento da relação entre o Estado e a Sociedade. A partir da população de municípios abaixo de 50 mil habitantes, foi aplicada a técnica de quartil em cada estado, selecionando as cidades com menor população de cada quartil, obtendo 104 municípios no total para compor a amostra da pesquisa. Os resultados da análise mostraram que os portais não estão cumprindo o que a legislação exige, não apenas carecendo da divulgação dos Instrumentos de Transparência Fiscal, como também de informações que facilitem a compreensão do usuário, além disso, ressalta-se a indisponibilidade de Portais de Transparência em 63% (66 municípios) da amostra analisada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons