Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12580
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IvdlizyAndreiaAlmeidaNunes.pdf283,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O sistema de normalização contabilística e de relato financeiro de Cabo Verde
Autor(es): Nunes, Ivdlizy Andreia Almeida
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Cabo Verde
Contabilidade - normas internacionais
Normas contábeis
Data de apresentação: 25-Jun-2014
Data de publicação: 23-Mar-2016
Referência: NUNES, Ivdlizy Andreia Almeida. O sistema de normalização contabilística e de relato financeiro de Cabo Verde. 2014. 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O trabalho aqui apresentado abordará o novo sistema de normalização contabilística de Cabo Verde. A independência do País aconteceu em 1975, desde então a sua contabilidade foi estruturada uma única vez, com o Plano Nacional de Contabilidade em 1984. Com a adoção das normas internacionais de contabilidade no mundo e dada a necessidade de dispor um sistema que acompanhasse as evoluções mundiais e de implementar as normas internacionais surge um novo normativo, o Sistema de Normalização Contabilística e de Relato Financeiro – SNCRF. O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de harmonização contábil ocorrido em Cabo Verde desde a implantação do Sistema. Baseado em entrevistas e pesquisa documental, ficou claro que Cabo Verde, ao contrário de alguns países, fez uma adaptação das normas internacionais, a realidade do país. Foram transpostas um total de 25Normas de relato financeiro e uma Norma para pequenas empresas, em que na maioria das vezes uma norma corresponde a uma norma internacional e há casos em que ocorreu a fusão de várias normas. A partir deste trabalho percebeu-se que a adoção do novo normativo foi um grande avanço no processo de normalização contábil em Cabo Verde.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons