Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12575
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SabrinaMartinsMagnoSantos.pdf178,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma discussão sobre o tratamento contábil dos bens de uso comum
Autor(es): Santos, Sabrina Martins Magno
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Bens de uso comum
Bens públicos
Data de apresentação: 6-Dez-2013
Data de publicação: 22-Mar-2016
Referência: SANTOS, Sabrina Martins Magno. Uma discussão sobre o tratamento contábil dos bens de uso comum. 2013. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Tendo em vista a edição da NBC T SP 16.10 pelo Conselho Federal de Contabilidade regulamentando a contabilização dos bens de uso comum nas entidades do Setor Público brasileiro e as discussões de profissionais e acadêmicos acerca do tema, o presente estudo tem como objetivo apresentar a experiência nacional e internacional sobre o tratamento contábil dos bens de uso comum. Trata-se de ensaio baseado em revisão bibliográfica e documental a partir dos critérios de reconhecimento, mensuração e evidenciação estabelecidos no Brasil, Nova Zelândia, Suécia, Reino Unido e Austrália. A justificativa para o estudo está na percepção de que há divergências sobre a necessidade de registros desses valores, apesar de experiências internacionais bastante avançadas nesse sentido. Os resultados mostram que em relação à contabilização dos bens de infraestrutura há um consenso entre os órgãos regulamentadores estudados. No que se refere aos bens culturais, nota-se que as IPSAS, editadas pela IFAC, são as únicas normas internacionais analisadas que não obrigam a contabilização dos valores desses bens. Quanto aos bens ambientais, observa-se que a insuficiência de normatização, tanto nacional quanto internacional, não estimula seu tratamento contábil de forma tempestiva, mas que o processo de discussão e internalização do valor dos ativos naturais seria aprimorado caso as políticas públicas compatibilizassem os princípios da economia com a realidade ambiental e social dos países.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons