Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12574
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ThiagoHiromitsuNonaka.pdf499,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo comparativo dos manuais de prestação de contas do governo federal
Autor(es): Nonaka, Thiago Hiromitsu
Orientador(es): Cunha, José Humberto da Cruz
Assunto: Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV)
Prestação de contas
Data de apresentação: 10-Jul-2013
Data de publicação: 22-Mar-2016
Referência: NONAKA, Thiago Hiromitsu. Estudo comparativo dos manuais de prestação de contas do governo federal. 2013. xxix f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho analisa o grau de aderência entre as peculiaridades do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV) e o que é apresentado em manuais de prestações de contas dos convênios e contratos de repasse, com o enfoque nos Ministérios. Essa análise comparativa está direcionada para as orientações e manuais disponibilizados pelos Ministérios e no Portal de Convênios. Esse Portal permite o acesso ao SICONV, uma ferramenta criada como uma proposta de melhoria do canal de comunicação das transferências de recursos do Governo Federal. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas e documentais sobre o tema, abrangendo a legislação correlata ao assunto e manuais disponíveis aqui mencionados, disponibilizados pelos próprios Ministérios. O resultado da pesquisa aponta um elevado grau de aderência entre essas orientações, entretanto há divergências que, basicamente, são documentos exigidos além do que a legislação já obriga e prazos diferenciado. No entanto, tais divergências são justificáveis, tanto por outras normatizações quanto pela especificidade de cada Ministério, isto é, para cada assunto que é pertinente a cada órgão responsável.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons