Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12572
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_HelenaCarvalhoFrois.pdf535,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Pronunciamento contábil para pequenas e médias empresas : estudo da percepção dos contabilistas do Distrito Federal
Autor(es): Frois, Helena Carvalho
Orientador(es): Campos, Edmilson Soares
Assunto: Pequenas e médias empresas
Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS)
Tomada de decisão
Demonstrações financeiras
Data de apresentação: 9-Dez-2013
Data de publicação: 22-Mar-2016
Referência: FROIS, Helena Carvalho. Pronunciamento contábil para pequenas e médias empresas: estudo da percepção dos contabilistas do Distrito Federal. 2013. 45 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: As pequenas e médias empresas possuem papel extremamente relevante na economia mundial, neste sentido, o acentuado processo de globalização dos mercados foi um fator que evidenciou a necessidade de uma padronização da linguagem contábil, para facilitar os negócios internacionais, devido à relevância de comparabilidade das informações financeiras. No Brasil foi emitida a Resolução CFC nº 1.255/09, que aprovou o Pronunciamento Técnico PME – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas que entrou em vigência em 1ºde Janeiro de 2010, esta norma correlaciona-se ao IFRS for Small and Medium Entities (IFRS SMEs), publicado pelo IASB em julho de 2009. O objetivo da norma criada é permitir que essas entidades tenham melhor padrão contábil, a fim de que seus proprietários e usuários tomem decisões melhores com base em demonstrações financeiras de qualidade. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é verificar a percepção dos contabilistas do Distrito Federal em relação à convergência de normas contábeis internacionais no Brasil, observando de forma particular a norma específica para Pequenas e Médias Empresas. Para isso foi elaborado um questionário e respondido por 89 contabilistas. A pesquisa revela que 65% dos respondentes concordam que o CPC PME possui grande relevância, na opinião dos participantes a principal vantagem para a aplicação da norma é a melhora na qualidade das informações contábeis e o principal desafio da aplicação da norma é a carência de capacitação sobre o CPC PME. De modo geral os resultados evidenciam que os profissionais da contabilidade não estão aptos para aplicar os requerimentos expressos na norma para pequenas e médias empresas, apesar de estarem cientes que o Brasil está aderindo ao processo de convergência de normas internacionais de contabilidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons