Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12571
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_VanessaCristinadaSilvaRosa.pdf256,72 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Fernanda Fernandes-
dc.contributor.authorRosa, Vanessa Cristina da Silva-
dc.identifier.citationROSA, Vanessa Cristina da Silva. As informações da imprensa influenciam na análise economico-financeira das empresas?. 2013. 27 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.en
dc.description.abstractAs Finanças Comportamentais exploram os comportamentos não-racionais ou incompletos, conforme afirma Shefrin (2000, apud KUTCHUKIAN, 2010), ao contrário da Moderna Teoria de Finanças, que pressupõe que os agentes são racionais e busca maximizar a sua utilidade esperada. Esse estudo tem por objetivo investigar se as informações otimistas publicadas na imprensa influenciam os usuários na análise econômico-financeira das empresas. Para isso, foram aplicados quatro tipos de questionários fechados e estruturados a 670 estudantes de contabilidade, administração, economia, gestão do agronegócio, publicidade e propaganda, psicologia, gestão de políticas públicas, fonoaudiologia e letras. O questionário A continha apenas demonstrações contábeis, enquanto que os modelos B, C e D continham um texto publicado na imprensa sobre a mesma empresa, sendo que esse texto era otimista, pessimista e misto (otimista/pessimista), respectivamente. Os resultados apresentados mostraram que as informações otimistas não influenciam a análise dos respondentes. Ainda, pessoas consideradas otimistas, tenderam a dar melhores notas. Observou-se, também, que a idade influenciou inversamente o nível de confiança que os respondentes possuem na informação que recebem.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordFinanças comportamentaisen
dc.subject.keywordEmpresas - análise econômico-financeiraen
dc.titleAs informações da imprensa influenciam na análise economico-financeira das empresas?en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-03-22T19:07:21Z-
dc.date.available2016-03-22T19:07:21Z-
dc.date.issued2016-03-22T19:07:21Z-
dc.date.submitted2013-07-09-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12571-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons