Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12566
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LucasBrenoBragadeSouza.pdf567,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desempenho financeiro com base nos fluxos de caixa operacional : comparativo entre as empresas dos níveis 1 e 2 de governança corporativa da BM&FBOVESPA
Autor(es): Souza, Lucas Breno Braga de
Orientador(es): Souza, Francisca Aparecida de
Assunto: Demonstração dos fluxos de caixa
Empresas - fluxos de caixa operacional
Data de apresentação: 12-Dez-2013
Data de publicação: 22-Mar-2016
Referência: SOUZA, Lucas Breno Braga de. Desempenho financeiro com base nos fluxos de caixa operacional: comparativo entre as empresas dos níveis 1 e 2 de governança corporativa da BM&FBOVESPA. 2013. 65 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A Demonstração dos Fluxos de Caixa é uma ferramenta que possuia função de fornecer informações relevantes, tanto para usuários externos, quanto internos, no processo de avaliação de uma empresa. A presente pesquisa teve por objetivo verificar se há diferença entre o desempenho financeiro, com foco nos fluxos de caixa operacional, das empresas listadas nos níveis 1 e 2 de governança corporativa da BM&FBOVESPA, no período de 2008 a 2012. É um estudo descritivo e quantitativo, no qual foram realizadas as análises comparativas dos indicadores financeiros, com foco nos fluxos de caixa operacional e o teste estatístico de igualdade de médias. A amostra é composta por 37 empresas. Os níveis 1 e 2 de Governança Corporativa foram selecionados por conveniência. Os resultados mostraram que as médias do nível 1 são em geral superiores às do nível 2, o que neste caso, refuta o pressuposto que melhores práticas de governança corporativa implica em melhor desempenho financeiro. Contudo, os resultados do testet student evidenciaram que, na maioria dos casos, não há diferenças significativas, ou seja,a hipótese nula de igualdade de médias não foi rejeitada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons