Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12564
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RummenigueFariasLima.pdf496,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil dos colaboradores do manual de contabilidade aplicada ao setor público
Autor(es): Lima, Rummenigue Farias
Orientador(es): Costa, Abimael de Jesus Barros
Assunto: Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP)
Setor público
Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) - colaboradores
Data de apresentação: 27-Fev-2013
Data de publicação: 22-Mar-2016
Referência: LIMA, Rummenigue Farias. Perfil dos colaboradores do manual de contabilidade aplicada ao setor público. 2013. 38 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público já é uma realidade no âmbito do setor público. Contudo, isso só foi possível devido ao engajamento e a colaboração de diversas pessoas que acreditaram nos novos rumos dessa contabilidade. Esta pesquisa possui o objetivo de traçar o perfil dos colaboradores do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP, que participaram do Grupo Técnico de Padronização de Procedimentos Contábeis – GTCON desde a sua criação. A metodologia da pesquisa se baseou na aplicação de questionário on-line, enviado pela Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação – STN/CCONF para a relação de e-mails que o próprio órgão mantém como canal de comunicação entre os membros do GTCON. No questionário foram coletadas informações sobre (i) dados do entrevistado, (ii) informações sobre a sua participação e (iii) informações sobre a sua contribuição. Com base nos dados coletados, o GTCON, desde sua criação, teve um percentual acima de 80% de colaboradores com graduação mínima em Ciências Contábeis. Cerca de 60% dos membros possuem mais de 11 anos de experiência com Contabilidade Aplicada ao Setor Público - CASP, e a faixa etária predominante desses membros está concentrada entre 41 e 50 anos, o que representa cerca de 37 % do total da amostra. Numa visão geral, aproximadamente 75% dos membros acreditam que o grupo está muito engajado com o processo de mudança proposto. Constatou-se que a mudança redacional da portaria MF/STN n° 109, de 21 de fevereiro de 2011, quanto à preferência por contabilistas em sua representação foi apenas para valorizar ainda mais a classe contábil. O grupo é composto por membros mais experientes em CASP, o que pode evidenciar práticas de participação periférica legitima.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons