Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12547
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_HyaraPereiraCumaru.pdf247,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Depreciação do imobilizado nas empresas listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA
Autor(es): Cumarú, Hyara Pereira
Orientador(es): Souza, Francisca Aparecida de
Assunto: Ativos (Contabilidade)
Depreciação (Contabilidade)
Data de apresentação: 30-Nov-2015
Data de publicação: 22-Mar-2016
Referência: CUMARÚ, Hyara Pereira. Depreciação do imobilizado nas empresas listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA. 2015. 47 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Segundo o CPC 27 o valor da depreciação de um bem deve ser calculado de forma sistemática com base na vida útil estimada do ativo. O presente estudo tem como objetivo verificar se existem diferenças significativas nas quantidades de empresas que estimam a vida útil do ativo, segundo o CPC 27, das empresas que aderem à taxa de depreciação segundo a Receita Federal do Brasil, tais empresas estão listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA, no período de 2014. Para tanto, foi analisada as taxas de depreciação dos imobilizados mais frequentes de uma entidade. A amostra é composta por 97 empresas que englobam os níveis 1, 2 e Novo Mercado. Foi utilizado o teste estatístico qui-quadrado e os resultados evidenciaram que não há significância estatística entre os diferentes níveis de governança e os imobilizados, com exceção do Imobilizado veículos. A pesquisa busca contribuir com o conhecimento sobre a aderência à estimativa da depreciação de acordo com a vida útil do imobilizado em empresas do mercado de capitais que encontram-se nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons