Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12546
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JanioMendesdeAraujo.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância das demonstrações contábeis na determinação do preço das ações das empresas do setor de tecnologia da informação
Autor(es): Araújo, Jânio Mendes de
Orientador(es): Andrade, Elivânio Geraldo de
Assunto: Demonstrações contábeis
Ações (Finanças)
Tecnologia da informação
Data de apresentação: 3-Dez-2015
Data de publicação: 22-Mar-2016
Referência: ARAÚJO, Jânio Mendes de. A importância das demonstrações contábeis na determinação do preço das ações das empresas do setor de tecnologia da informação. 2015. 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho analisou as demonstrações contábeis, no período de 2010 a 2014, das empresas do setor de tecnologia da informação e comparou seu desempenho com os valores de suas ações. Foram analisados os ativos, passivos e o patrimônio líquido constante do balanço patrimonial, o caixa-equivalente caixa constante da demonstração do resultado do exercício, o lucro constante da demonstração do resultado do exercício e a distribuição da riqueza gerada constante da demonstração do valor adicionado. Também foram analisados o índice de correlação linear e os indicadores de mercado. Os resultados obtidos indicaram que os preços das ações das empresas BEMATECH SA, IDEIASNET SA, POSITIVO INFORMATICA SA e ITAUTEC SA refletiram as informações contidas em suas demonstrações contábeis, enquanto que os preços das ações da TOTVS SA não refletiram as informações contidas em suas demonstrações, possivelmente devido ao preço da ação estar sendo negociado a um valor bem superior ao seu valor patrimonial. O principal elemento que influenciou os preços das ações foi o lucro, pois as empresas que obtiveram prejuízos ou quedas acentuadas de lucros tiveram como consequência a perda do valor da ação, como o ocorrido com as empresas IDEIASNET SA, ITAUTEC SA E POSITIVO INFORMATICA SA. As empresas que permaneceram lucrativas, se não tiveram acentuada valorização de suas ações, também não tiveram queda, como foi o ocorrido com a TOTVS SA e BEMATECH SA. O presente trabalho contribui para a valorização das demonstrações contábeis como fator relevante para a tomada de decisões pelos investidores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons