Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12544
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AndreVelosodaSilva.pdf818,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Lei Sarbanes Oxley (SOX) e as normas brasileiras de auditoria : uma análise da lei e um estudo de caso de governança corporativa
Autor(es): Silva, André Veloso da
Orientador(es): Andrade, Elivânio Geraldo de
Assunto: Lei Sarbanes-Oxley (SOX)
Auditoria
Controle interno
Governança corporativa
Auditoria - normas
Data de apresentação: 3-Dez-2015
Data de publicação: 22-Mar-2016
Referência: SILVA, André Veloso da. Lei Sarbanes Oxley (SOX) e as normas brasileiras de auditoria: uma análise da lei e um estudo de caso de governança corporativa. 2015. 38 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho busca trazer a tona o cenário de crise econômica no mercado de capitais norte americano, no inicio dos anos 2000, evidenciando assim casos como o da ENRON e da WorldCom que foram os grandes escândalos contábeis do século, tendo repercussão no mundo inteiro criando um ambiente de desconfiança na economia norte americana. Com a crise já instalada surgiu a figura da lei Sarbanes Oxley, que em termos gerais foi uma resposta do governo ao cenário de grande desconfiança e incredibilidade no mercado de capitais. Desta forma são evidenciados neste trabalho aspectos relevantes da lei SOX, e sua influencia sobre a auditoria, visto que com a aprovação desta lei, o processo de auditoria independente passou a ser mais fiscalizado. Aborda-se também a relação com o controle interno e governança corporativa. É feito ainda uma análise da lei SOX com as normas brasileiras a fim de se fazer de fato uma comparação entre as normas dos dois países. Visto que é de suma importância a credibilidade das informações contábeis é feito ainda um estudo sobre governança corporativa, em que se analisa a correlação entre os níveis de governança corporativa e o preço (cotação) da ação das empresas da BM&FBOVESPA. Constata-se então que a lei Sarbanes Oxley foi um grande marco para a contabilidade e auditoria devido a necessidade de melhor fiscalizar as atividades de empresas de companhias abertas para evitar fraudes nesse sistema de mercado de capitais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons