Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12536
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EvelyndeSouzaSoares.pdf962,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Riqueza gerada por ação em empresas listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA
Autor(es): Soares, Evelyn de Souza
Orientador(es): Souza, Francisca Aparecida de
Assunto: Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
Governança corporativa
Empresas - geração de riqueza
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 21-Mar-2016
Referência: SOARES, Evelyn de Souza. Riqueza gerada por ação em empresas listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA. 2015. 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo verificar se existe diferença estatisticamente significante na riqueza gerada por ação nas empresas listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA, no período de 2012 a 2014. A amostra é composta por 157 empresas dos níveis 1, 2 e novo mercado. Para alcançar o objetivo proposto foi utilizado o teste t de Student para amostras independentes. Os principais resultados mostraram que as médias são homogêneas entre os níveis N1 e N2, N2 e NM nos três anos da pesquisa, com exceção para o N1 e NM nos anos 2013 e 2014, onde foi evidenciada diferença significante. Quando segregada a amostra em empresas de um mesmo setor, mas em níveis de governança diferentes, os resultados indicaram que não há diferença significante nos três anos da pesquisa, com exceção do setor financeiro nos níveis N2 e NM que mostrou diferenças significantes no período de 2012 e 2013. A pesquisa busca contribuir com estudos anteriores relacionados com os conceitos da demonstração do Valor Adicionado e parte-se do pressuposto de quanto maior o nível de governança corporativa, maior a riqueza gerada por ação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons