Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12533
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GislayneFurtadoGuimaraes.pdf469,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Características dos autores e artigos publicados na Revista Contabilidade, Gestão e Governança, no período de 2009 a 2013
Autor(es): Guimarães, Gislayne Furtado
Orientador(es): Cunha, José Humberto da Cruz
Assunto: Ciências Contábeis - produção científica
Revista Contabilidade, Gestão e Governança (CGG)
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 21-Mar-2016
Referência: GUIMARÃES, Gislayne Furtado. Características dos autores e artigos publicados na Revista Contabilidade, Gestão e Governança, no período de 2009 a 2013. 2014. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Diante da necessidade de se analisar qual tem sido a característica dos trabalhos de produção científica em contabilidade, esta pesquisa teve como objetivo analisar as produções científicas da revista Contabilidade, Gestão e Governança (CGG), no período de 2009 a 2013, através de um estudo bibliométrico. Por meio do levantamento dessas características, verificou-se que a maioria dos autores é composta por homens, professores, com titulações de doutores e mestres; e também que a maioria de autores possui vínculo institucional com a FURB, porém não se concentra em uma única Instituição. Quanto aos artigos, foi observado o seguinte: que eles são produzidos em sua maioria por co-autoria de 3 pessoas; que o autor mais prolífico publicou 6 artigos; e que o tema mais recorrente foi o de contabilidade e/ou administração pública. Quanto às referências, verificou-se que os artigos nacionais e internacionais estão entre as fontes de pesquisas mais utilizadas para a produção científica; e quanto à Vida-Média, as referências atuais são as mais utilizadas. Pela comparação feita com o padrão de Lotka, pode-se averiguar que a afirmação de Lotka é evidente, tendo em vista que a maioria dos autores publicou apenas 1 artigo, e apenas 1 autor publicou 6 artigos na CGG. Ou seja, muitos autores publicam pouco, e poucos autores publicam muitos artigos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons