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Título: O ponto ótimo para divulgação de eventos : um estudo experimental sobre o Encontro Nacional de Empresas Juniores
Autor(es): Silva, Taise Alves Borges
Orientador(es): Gramacho, Wladimir Ganzelevitch
Assunto: Assessoria de imprensa
Eventos - planejamento e organização
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 21-Mar-2016
Referência: SILVA, Taise Alves Borges. O ponto ótimo para divulgação de eventos: um estudo experimental sobre o Encontro Nacional de Empresas Juniores. 2015. 106 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O principal objetivo desta pesquisa foi verificar a partir de que momento anterior a um evento periódico os esforços do assessor de imprensa no disparo de releases se tornam realmente eficazes, ou seja, qual o “ponto ótimo” para a divulgação de sugestões de pauta. Com base no comportamento dos jornalistas analisados, concluiu-se que o período referente aos sete dias anteriores à realização do evento pode ser considerado o ponto ótimo para divulgação, independentemente da mídia a qual pertençam os veículos contatados. O segundo propósito desta monografia era contrapor a eficiência de duas modalidades de intervenção possíveis ao assessor de imprensa: o release enviado apenas por e-mail e aquele sugerido também por meio do contato telefônico. Percebeu-se que, no desenho de pesquisa utilizado, o follow up não influenciou a produção da maioria das matérias sobre o evento. Como terceiro objetivo, estava a análise do enquadramento predominante nas matérias produzidas pelos jornalistas a partir dos releases enviados. Os dados obtidos sugerem que, diante de um contexto influenciado pela ocorrência de um evento, prevalece, nas matérias jornalísticas, o enquadramento episódico. O evento cujo período precedente serviu ao estudo foi o Encontro Nacional de Empresas Juniores, o ENEJ. Em 2015, o evento foi realizado em Brasília, de 13 a 17 de agosto. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The main objective of this research was to verify from that moment before a periodic event the press officer's efforts to send releases become, in fact, efficient, i.e., what is the "great time" for the dissemination of releases. Based on the behavior of journalists analyzed, it was concluded that the period for the seven days prior to the event can be considered the great time for disclosure, regardless of the media of the vehicles contacted. The second purpose of the monograph was oppose to efficiency of two procedures for possible intervention to the press officer: the release sent only by email and the release suggested also by telephone contact. It was understood that, in the research design used, the follow up did not influence the production of most news about the event. The third objective was the analysis of the predominant framing in news produced by journalists from the releases sent. The data obtained suggest that, in a context influenced by the occurrence of an event, prevails in the news the episodic framing. The event whose previous period was studied was the Junior Enterprise National Conference, ENEJ. In 2015, the event happened in Brasilia, from 13 to 17 August.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2015.
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