Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12516
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RebecaLessaNascimento.pdf168,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos da implementação do CPC 15 : uma análise do teste de recuperabilidade de ativos no mercado brasileiro
Autor(es): Nascimento, Rebeca Lessa
Orientador(es): Rodrigues, Jomar Miranda
Assunto: Teste de Recuperabilidade - impairment
Ativos (Contabilidade)
International Accounting Standards Board (IASB)
Pronunciamento Técnico CPC 15 – Combinação de Negócios (Contabilidade)
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 21-Mar-2016
Referência: NASCIMENTO, Rebeca Lessa. Efeitos da implementação do CPC 15: uma análise do teste de recuperabilidae de ativos no mercado brasileiro. 2013. 23 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Atualmente, tem-se primado por padrões contábeis que, tais como os pronunciamentos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, reflitam a convergência internacional ao International Accounting Standars Board - IASB. O presente estudo trata da implementação da orientação do Pronunciamento Técnico CPC 15, aplicável a Combinações de Negócios. Assim, o objetivo do estudo é verificar o impacto da aplicação deste pronunciamento contábil em empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA), em especial a utilização do teste de recuperabilidade de ativos, entre os anos 2008 e 2011, que engloba o período pré e pós-adesão ao CPC 15 pelas empresas pesquisadas. A amostra envolvida consiste nas empresas listadas na Bolsa Brasileira de Valores, excluídas as do ramo financeiro e de seguros, bem como aquelas cujos dados necessários não estavam disponíveis para a análise, o que totalizou uma amostra de 327 empresas. A coleta de dados foi realizada por meio da base de dados DataStream Thomson-Reuters®. Para tanto, se utilizou de pesquisa descritiva, com coleta de dados documentais e de cunho quantitativo. Os resultados demonstraram que existe influência do uso do CPC 15 quando da mensuração do ágio nas empresas brasileiras, nas perdas por recuperabilidade e amortizações dos valores do goodwill. Concluiu-se que a variável de interesse em questão, explicada pela interação do uso do CPC 15 com valores do goodwill, juntamente com o modelo proposto é suficiente para explicar as perdas por impairment. Portanto, houve evidências empíricas para não rejeitar a hipótese nula de que a implementação do CPC 15 influencia as reduções por amortizações e/ou perdas por recuperabilidade do goodwill.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons