Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12492
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PhilipedaSilvaPiresRezende.pdf228,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo dos fatores que afetam a distribuição de riqueza aos funcionários
Autor(es): Rezende, Philipe da Silva Pires
Orientador(es): Rodrigues, Fernanda Fernandes
Assunto: Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
Stakeholders
Empresas de capital aberto
Empresas - distribuição de riqueza
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 18-Mar-2016
Referência: REZENDE, Philipe da Silva Pires. Estudo dos fatores que afetam a distribuição de riqueza aos funcionários. 2013. 31 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Com base na teoria dos stakeholders, que visa elucidar a participação da sociedade na criação da riqueza de uma empresa e, tendo em vista o conteúdo social implícito a Demonstração do Valor Adicionado (DVA), a presente pesquisa teve como objetivo localizar alguns dos fatores que podem afetar a distribuição desta riqueza aos empregados de uma companhia. A amostra da pesquisa compõe-se de 129 empresas de capital aberto constantes no ranking da publicação Maiores e Melhores (edição 2013) e as informações extraídas referem-se ao período de 2008 a 2012. Por meio da aplicação de testes estatísticos de regressão em dados de painel foi possível verificar a existência de relação entre as variáveis selecionadas. Inicialmente fizeram-se testes para avaliar a confiabilidade da aplicação dos métodos selecionados. Após análise da regressão estatística, chegou-se a conclusão que os resultados auferidos apontam para a existência de relação positiva entre o ativo total e negativa entre o patrimônio líquido ajustado e distribuição de riqueza a funcionários. As demais variáveis estudadas não apresentaram relação significativa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons