Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12488
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_HelcioRibeirodeAlbuquerqueVillela.pdf838,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do impacto de eventos não sistêmicos sobre o retorno das ações : um estudo de eventos na indústria têxtil brasileira no período de 2009 a 2014
Autor(es): Villela, Helcio Ribeiro de Albuquerque
Orientador(es): Nazaré, Sérgio Ricardo Miranda
Assunto: Hipótese dos Mercados Eficientes
Ações (Finanças)
Indústria têxtil
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 18-Mar-2016
Referência: VILLELA, Helcio Ribeiro de Albuquerque. Análise do impacto de eventos não sistêmicos sobre o retorno das ações: um estudo de eventos na indústria têxtil brasileira no período de 2009 a 2014. 2015. 49 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A Hipótese de Mercado Eficiente (HME) inicialmente desenvolvida por Fama (1970) afirma em sua versão semiforte que os preços das ações se ajustam de forma instantânea a qualquer informação pública relevante. O objetivo do presente estudo é analisar o impacto de denúncias de trabalho escravo no retorno das ações de empresas brasileiras atuantes na indústria têxtil, entre os anos de 2009 a 2014, buscando identificar se o mercado de capitais comportou-se de forma eficiente na versão semiforte. Utilizou-se, para tal, o estudo de eventos, metodologia que avalia a ocorrência de retornos anormais dos ativos em relação ao mercado. Para compor a amostra, foram selecionadas empresas que sofreram esse tipo de denúncia e que possuíam ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. A coleta de dados se deu através das séries históricas disponibilizadas no website BM&F Bovespa e Yahoo Finanças. A análise do retorno anormal das ações na janela de evento (cinco dias antes e cinco dias após a denúncia) mostrou retornos anormais significativos em quatro dos cinco casos analisados. Os resultados obtidos indicaram que o mercado de capitais brasileiro apresentou eficiência informacional na maioria dos casos seguindo, assim, as premissas estabelecidas pela Hipótese do Mercado Eficiente na versão semiforte.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons