Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12483
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EduardoFonsecaVieira.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Escolha modal no transporte de commodities no Centro-Oeste
Autor(es): Vieira, Eduardo Fonseca
Orientador(es): Aragão, Joaquim José Guilherme de
Assunto: Transporte ferroviário
Transporte de carga
Produtos agrícolas
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 18-Mar-2016
Referência: VIEIRA, Eduardo Fonseca. Escolha modal no transporte de commodities no Centro-Oeste. 2015. x, 89 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O trabalho consiste em estabelecer quais fatores levam um embarcadora escolher o modal ferroviário. Para tal realizou-se uma revisão da bibliografia acerca de escolha modal e em torno dos métodos de modelagem de transporte. As modelagens abordadas envolveram o método de análise hierárquica e um método de regressão logística. Foram incluídas descrições da metodologia de aplicação dos modelos, assim como a metodologia de pesquisa para os dados a serem obtidos. Elaborou-se também um breve levantamento dos aspectos geográficos do caso da ferrovia Ferronorte a fim de se obter uma ótica mais realista dos parâmetros fornecidos pelos modelos, assim como as variáveis pertinentes a elaboração dos modelos. Após fundamentar os modelos, tentou-se construir os mesmos para o escoamento de soja na região Centro-Oeste. Por fim apenas a análise hierárquica foi consolidada e a partir desta e de pesquisas mais aprofundadas buscou-se identificar os parâmetros que afetam na escolha modal para o transporte de grãos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons