Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12478
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AianeLuizMartins.pdf950,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Custo-efetividade na odontologia : a contribuição da contabilidade em uma abordagem interdisciplinar
Autor(es): Martins, Aiane Luiz
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Contabilidade de custo
Odontologia
Data de apresentação: 28-Nov-2014
Data de publicação: 18-Mar-2016
Referência: MARTINS, Aiane Luiz. Custo-efetividade na odontologia: a contribuição da contabilidade em uma abordagem interdisciplinar. 2014. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A pesquisa interdisciplinar agrega um diferencial na construção do conhecimento. Ela integra perspectivas de diferentes disciplinas, ampliando o ponto de vista de pesquisadores e propondo soluções para problemas que, analisados por apenas uma área de conhecimento talvez não pudessem ser resolvidos. Neste trabalho, realizou-se uma análise interdisciplinar, com objetivo de verificar os modelos de custo-efetividade adotados na odontologia e sua relação com a contabilidade. A metodologia utilizada para isto foi a busca de artigos na área da odontologia que utilizassem o cálculo do custo-efetividade em sua análise e mostrassem como este cálculo foi feito. Foram selecionados 30 artigos, todos constantes no banco de dados CAPES. Os resultados mostraram que os artigos, com poucas exceções, utilizaram a razão custo-efetividade, ou seja, a razão entre custos e benefícios de programas como modelo para o cálculo do custo-efetividade, ou a razão custo-efetividade incremental, razão entre custos e efetividade incremental, para o cálculo do custo-efetividade e escolha entre os programas por eles analisados. Aproximadamente 13,34% da amostra de artigos analisada utilizaram outras modelos de cálculo do custo-efetividade. Com isto, concluímos que os modelos utilizados pela odontologia para o cálculo do custo-efetividade se assemelham entre si, e que a contabilidade contribui para este cálculo, enriquecendo-o com seu conhecimento de alocação, classificação e mensuração de custos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons