Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12472
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EduardoCaetanoTavares.pdf155,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Disclosure obrigatório e voluntário em empresas com ativos biológicos : estudo de caso na JBS SA
Autor(es): Tavares, Eduardo Caetano
Orientador(es): Freire, Fátima de Souza
Assunto: Disclosure
Teoria da legitimidade
Stakeholders
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: TAVARES, Eduardo Caetano. Disclosure obrigatório e voluntário em empresas com ativos biológicos: estudo de caso na JBS SA. 2015. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral observar como vem sendo evidenciado o disclosure obrigatório e voluntário da JBS, tendo como base as demonstrações financeiras e os relatórios de sustentabilidade, respectivamente. A JBS é uma empresa multinacional brasileira de capital aberto. Nesse sentido, o disclosure deve ser visto como a difusão de informações que as empresas promovem para ajudar os usuários da informação na tomada de decisão. Soma-se a isso, a busca das empresas em ter uma imagem positiva perante a sociedade, é o que estuda a teoria da legitimidade e também perante os grupos de interesse, é o que defende a teoria dos stakeholders. Desse modo, foram analisadas as notas explicativas referentes a ativos biológicos da JBS, tendo como suporte o CPC 29 (2009), que trata de ativos biológicos. Também foram analisadas as notas explicativas referentes valor justo tendo como base o CPC 46. Usou-se a técnica de análise de conteúdo e a revisão documental e bibliográfica para construir o estudo de caso. Verificou-se que a implantação do CPC 29 (2009) aperfeiçoou o disclosure obrigatório na medida em que a empresa passou a segregar as informações dos ativos biológicos que são mensurados a valor justo dos que são mensurados a custo. Já no disclousure voluntário observou-se que mesmo tendo prejuízo no ano de 2010, a JBS reportou mais informações aos investidores e que foi nesse exercício que aconteceu a compra de debêntures da empresa pelo BNDES.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons