Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12468
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarceloHenriqueCelinoBenedito.pdf571,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistemas de Informações Contábeis : um estudo sobre a percepção dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília sobre a disciplina de sistemas de informações contábeis
Autor(es): Benedito, Marcelo Henrique Celino
Orientador(es): Andrade, Elivânio Geraldo de
Assunto: Sistemas de informações contábeis
Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Contábeis - estudantes
Ciências Contábeis - grade curricular
Data de apresentação: 26-Jun-2013
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: BENEDITO, Marcelo Henrique Celino. Sistemas de informações contábeis: um estudo sobre a percepção dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília sobre a disciplina de Sistemas de Informações Contábeis. 2013. 26 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O advento da tecnologia e a necessidade crescente da informação precisa e tempestiva revela a necessidade de um sistema de informação apto a fornecer tais informações de forma apropriada. Por trás do sistema, entretanto, existe a figura do profissional contábil, responsável para que este seja confiável e acurado. Porém há a imprescindibilidade que o profissional esteja sempre atualizado, a par de toda nova ferramenta, método ou conhecimento disponível para tal objetivo. Esse estudo, realizado junto aos alunos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, visa descrever a percepção dos mesmos acerca da disciplina de Sistemas de Informações Contábeis. A população avaliada foram os alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília durante o primeiro semestre letivo de 2013, escolhidos apenas aqueles que já haviam cursado a disciplina para não existir distorções no resultado. Para completar esse objetivo utilizou-se de pesquisa exploratória descritiva, buscando um levantamento inicial dos resultados nele obtidos. A ferramenta metodológica utilizada foi a de questionário com questões fechadas contendo 12 questões distribuídas de acordo com a escala Likert. 101 alunos fizeram parte da amostra coletada para tal pesquisa. Os resultados apontam uma percepção mista sobre a adequação da disciplina de Sistemas de Informações Contábeis ofertada pela Universidade de Brasília, apontando também uma contradição sobre a importância da informação no processo decisório. Por fim, vislumbra-se a possibilidade de ampliar a pesquisa para outras disciplinas ofertadas nesta e em outras instituições de ensino superior, assim como reproduzi-la em períodos de tempo futuro avaliando-se a evolução dos dados nela obtidos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons