Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12468
Título: | Sistemas de Informações Contábeis : um estudo sobre a percepção dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília sobre a disciplina de sistemas de informações contábeis |
Autor(es): | Benedito, Marcelo Henrique Celino |
Orientador(es): | Andrade, Elivânio Geraldo de |
Assunto: | Sistemas de informações contábeis Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Contábeis - estudantes Ciências Contábeis - grade curricular |
Data de apresentação: | 26-Jun-2013 |
Data de publicação: | 17-Mar-2016 |
Referência: | BENEDITO, Marcelo Henrique Celino. Sistemas de informações contábeis: um estudo sobre a percepção dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília sobre a disciplina de Sistemas de Informações Contábeis. 2013. 26 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O advento da tecnologia e a necessidade crescente da informação precisa e tempestiva revela a
necessidade de um sistema de informação apto a fornecer tais informações de forma apropriada.
Por trás do sistema, entretanto, existe a figura do profissional contábil, responsável para que este
seja confiável e acurado. Porém há a imprescindibilidade que o profissional esteja sempre
atualizado, a par de toda nova ferramenta, método ou conhecimento disponível para tal objetivo.
Esse estudo, realizado junto aos alunos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de
Brasília, visa descrever a percepção dos mesmos acerca da disciplina de Sistemas de Informações
Contábeis. A população avaliada foram os alunos de Ciências Contábeis da Universidade de
Brasília durante o primeiro semestre letivo de 2013, escolhidos apenas aqueles que já haviam
cursado a disciplina para não existir distorções no resultado. Para completar esse objetivo
utilizou-se de pesquisa exploratória descritiva, buscando um levantamento inicial dos resultados
nele obtidos. A ferramenta metodológica utilizada foi a de questionário com questões fechadas
contendo 12 questões distribuídas de acordo com a escala Likert. 101 alunos fizeram parte da
amostra coletada para tal pesquisa. Os resultados apontam uma percepção mista sobre a
adequação da disciplina de Sistemas de Informações Contábeis ofertada pela Universidade de
Brasília, apontando também uma contradição sobre a importância da informação no processo
decisório. Por fim, vislumbra-se a possibilidade de ampliar a pesquisa para outras disciplinas
ofertadas nesta e em outras instituições de ensino superior, assim como reproduzi-la em períodos
de tempo futuro avaliando-se a evolução dos dados nela obtidos. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons