Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12466
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AmandaJulianaRochaAraujo.pdf742,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise exploratória do nível de aderência à diretriz curricular do MEC nos cursos de graduação em Ciências Contábeis : um estudo na disciplina de perícia contábil
Autor(es): Araújo, Amanda Juliana Rocha
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Ciências Contábeis - grade curricular
Perícia contábil
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: ARAÚJO, Amanda Juliana Rocha. Análise exploratória do nível de aderência à diretriz curricular do MEC nos cursos de graduação em Ciências Contábeis: um estudo na disciplina de perícia contábil. 2015. 51 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Estudar e analisar a educação e a qualidade do ensino contribui para a promoção de mudanças e para o desenvolvimento da sociedade. Assim, verificou-se, nas últimas décadas, uma atenção maior voltada ao currículo, principalmente por parte dos indivíduos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que se caracterizam como instrumento norteador para o referido processo, que abrange as necessidades básicas para a formação do profissional no que concerne a conhecimentos, habilidades e atitudes fundamentais para atender às expectativas dos mais diversos usuários da informação contábil. A Resolução CNE/ CES n° 10, do Ministério da Educação, estabelece a diretriz curricular a ser seguida pelos cursos de graduação em Ciências Contábeis, integrando conteúdos de formação básica e profissional. Desse modo, o trabalho tem como principal objetivo analisar o nível de aderência à diretriz curricular apresentada na Resolução CNE/CES nº 10/2004 no que tange à oferta da disciplina Perícia Contábil como obrigatória nas Instituições de Ensino Superior no Brasil. Para isso, foram analisadas as grades curriculares disponíveis nas plataformas eletrônicas das IES. Da população de 102 IES que se enquadram na classificação pública e organização acadêmica universidade, tomou-se como amostra 69 IES que oferecem o curso de Ciências Contábeis (67,6%). Destas 69 IES, 57 mantém a matriz curricular online, sendo que 53 (93%) ofertam a disciplina como obrigatória e 4 (7%) não. Em suma, foi constatado um alto nível de aderência à diretriz curricular do MEC nos cursos de graduação em Ciências Contábeis no que se refere à oferta da disciplina Perícia Contábil.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons