Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12464
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LuanaPereiraSalgado.pdf682,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores (des)motivacionais na prática docente no ensino superior : um olhar sob a perspectiva da Teoria da Expectância de Vroom
Autor(es): Salgado, Luana Pereira
Orientador(es): Santana, Cláudio Moreira
Assunto: Professores universitários
Teoria da Expectância de Vroom
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: SALGADO, Luana Pereira. Fatores (des)motivacionais na prática docente no ensino superior: um olhar sob a perspectiva da Teoria da Expectância de Vroom. 2013. 67 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Considerando o impacto que o ensino exerce sobre a sociedade, a pesquisa nessa área tem se mostrado uma realidade necessária. Embora seja crescente o número de investigações sobre este tema, os estudos voltados especificamente aos docentes ainda são considerados insuficientes. Assim, esta pesquisa teve por objetivo verificar, junto aos professores de uma Instituição de Ensino Federal, os fatores (des)motivacionais presentes na área docente, bem como o nível de motivação em que se encontram, sob a perspectiva da Teoria da Expectância de Vroom. Por meio de questionário adaptado de Esteves (2006) e Eduardo (2009), os dados foram coletados, tabulados por tema – perfil dos respondentes, grau de expectância, vocação, realização pessoal, capacidade auto-avaliativa, reconhecimento social, aspectos motivacionais internos e externos, clima de escola e participação e sucesso escolar dos alunos – e utilizados para o cálculo da Força Motivacional segundo a Teoria da Expectância. O resultado obtido demonstrou que embora vocacionados para ter o ensino como profissão, fatores externos como salário, falta de reconhecimento da profissão pela sociedade, baixo interesse dos alunos, precária estrutura universitária disponível, dentre outros aspectos, têm contribuindo para reduzir a motivação dos respondentes no exercício da docência. Dessa forma, emerge como necessidade a intervenção naqueles pontos negativos encontrados passíveis de reversão, de modo a impedir que esses fatores evoluam e possam culminar em um crescimento do sentimento de frustração e, consequentemente, de insatisfação com o exercício da prática docente.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons