Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12460
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DiegoDoudementCamposJoaquimPereira.pdf427,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Evolução dos accruals e qualidade do lucro : análise descritiva intersetorial com empresas listadas na Bovespa
Autor(es): Pereira, Diego Doudement Campos Joaquim
Orientador(es): Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Assunto: Lucros
Empresas - desempenho
BM&FBOVESPA - empresas
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: PEREIRA, Diego Doudement Campos Joaquim. Evolução dos accruals e qualidade do lucro: análise descritiva intersetorial com empresas listadas na Bovespa. 2013. 18 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A avaliação do lucro contábil como sendo uma importante forma de avaliação do desempenho de uma empresa, bem como dos nexus de contrato por ela utilizados, implica na avaliação da qualidade dos resultados obtidos por meio dos accruals e suas variações. Esta pesquisa buscou avaliar a evolução dos accruals proporcionais entre cento e duas empresas, de seis setores diferentes, listadas na BOVESPA nos últimos dez anos. Por meio de análises estatísticas, identificou-se o comportamento médio dos accruals dessas empresas intersetorialmente. As empresas dos setores de Telecomunicações, Alimentos e Bebidas e Papel e Celulose foram as que apresentaram maiores variações nos accruals, porém foram as relações existentes entre o setor de Papel e Celulose com os de Energia Elétrica e Alimentos e Bebidas que apresentaram maior destaque, já que o indicador desses setores se comportaram de forma diretamente e inversamente proporcional, respectivamente. A análise estatística não apontou nenhum padrão nas observações das variações dos accruals proporcionais, porém, identificou um movimento contrário, para 94% das variações, entre os setores de Papel e Celulose com os de Alimentos e Bebidas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons