Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12453
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RogesSousadeOliveira.pdf859,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A preservação de documentos contábeis na era da informação digital
Autor(es): Oliveira, Roges Sousa de
Orientador(es): Andrade, Elivânio Geraldo de
Assunto: Preservação digital
Documentos contábeis - preservação
Documentos contábeis
Gestão de documentos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: OLIVEIRA, Roges Sousa de. A preservação de documentos contábeis na era da informação digital. 2015. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A Contabilidade como profissão existe há muitos séculos. Desde os primeiros tempos, ainda antes de existência do papel, os “ancestrais” dos contadores faziam uso dos mais diversos tipos de materiais para registrar as transações contábeis. À medida que a espécie humana ia evoluindo novas técnicas de registros iam surgindo entre os responsáveis pelos registros patrimoniais. Com o surgimento do papel, as atividades contábeis ganharam um grande e valioso aliado, a clareza. Ao utilizar o papel para registrar suas atividades, o contador simplificou os procedimentos e fez com que a Contabilidade passasse a ser melhor entendida por quem não era da área. Com a utilização do papel foi possível assegurar que os registros contábeis fossem preservados por mais tempo. Com o advento da sociedade da informação e o surgimento das tecnologias da informação, a Contabilidade, assim como todas as outras áreas do conhecimento, viu-se forçada a modificar seus modos de operar e de encarar a realidade. Essa Pesquisa busca de forma simples, porém, contundente, clarear as ideias em respeitos a essas questões, buscando nortear os gerentes e escritórios independentes na busca de soluções frente ao fazer da Contabilidade na era digital.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons