Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12449
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MatheusHiroshideOliveiraYwata.pdf638,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo de construção da controladoria no Banco do Brasil : evidências a partir da literatura
Autor(es): Ywata, Matheus Hiroshi de Oliveira
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Controladoria
Bancos
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: YWATA, Matheus Hiroshi de Oliveira. O processo de construção da controladoria no Banco do Brasil: evidências a partir da literatura. 2014. 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Diante da necessidade de pautar-se em uma sólida estrutura organizacional e de um aperfeiçoamento constante dos modelos de gestão e da qualidade das informações para o processo da tomada de decisões, a Controladoria mostra-se peça indispensável neste contexto. Sendo o Banco do Brasil uma instituição financeira de grande destaque no país, o objetivo desta pesquisa foi identificar as principais características presentes na evolução da Controladoria do Banco do Brasil. Foi elaborada uma tabela em que os fatos e características da Controladoria, com base em artigos anteriores, foram dispostos em ordem cronológica. Até 1995 o banco utiliza apenas a contabilidade societária, inclusive para fins fiscais e gerenciais. Em 1995 e 1996 teve prejuízos que superaram o valor do seu patrimônio e a partir de então foram traçadas mudanças estruturais. Criou-se a área de Controladoria como unidade de assessoramento e então, o sistema de contabilidade gerencial passou a ganhar mais espaço e força dentro da organização, integrando o sistema de gestão e a contabilidade e centralizando o controle, que antes se encontrava espalhado pelas unidades organizacionais. A Controladoria passou de unidade de assessoramento para se transformar em uma Diretoria. Conclui-se que as mudanças foram positivas e que a Controladoria foi ganhando cada vez mais espaço e importância desde sua criação até os dias atuais, trazendo melhorias para o processo de gestão da entidade bancária.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons